Infarto do miocárdio: causas e sintomas

infarto

O infarto do miocárdio, também chamado de ataque cardíaco, se caracteriza pela morte de células de parte do músculo do coração. Essa morte ocorre quando um coágulo se forma na região e interrompe o fluxo do sangue, que deveria levar nutrientes e oxigênio até o coração.
O infarto é resultado de uma série de eventos acumulados ao longo dos anos, mas geralmente está ligado a placas de gordura e outras substâncias que se formam nas paredes das artérias.

Esse problema atinge tanto homens quanto mulheres, e normalmente ocorre com mais frequência em pessoas acima dos 45 anos.

Sintomas do infarto

O principal sintoma é dor ou desconforto no peito, que pode avançar e atingir também as costas, braço esquerdo e rosto. A dor também pode ser acompanhada de um aperto na região do tórax. Essa sensação costuma ser intensa e pode perdurar por alguns minutos. Alguns pacientes também relatam falta de ar, o que ocorre especialmente nos idosos, suor, náuseas, vômito e desfalecimento.
Em alguns casos, principalmente em pessoas com diabetes e idosos, o infarto pode ocorrer sem que sintomas específicos sejam dotados. Por isso, é preciso redobrar a atenção.

Fatores de risco do infarto

Os fatores de risco do infarto incluem:

  • Tabagismo
  • Colesterol alto
  • Hipertensão
  • Obesidade
  • Estresse
  • Diabetes (pessoas com diabetes têm duas a quatro vezes mais chances de sofrer um infarto).
  • Histórico familiar (pacientes com familiares próximos com histórico de infarto também têm mais chance de desenvolver a doença).

Prevenção

A principal dica para evitar o risco de infarto é adotar um estilo de vida mais saudável, deixando de lado hábitos ruins, como o de fumar, por exemplo.
Manter uma boa alimentação, evitando alimentos ultraprocessados e fritos, e praticar atividades físicas de forma regular também ajudam. Além disso, é importante observar e controlar problemas como obesidade, colesterol alto, hipertensão e diabetes. Por isso, é necessário manter em dia o acompanhamento médico, os exames de rotina e o tratamento indicado pelo médico cardiologista.

Primeiros socorros

Ao observar os sintomas e perceber que está sofrendo infarto, o ideal é pedir ajuda imediatamente, por meio do SAMU. Quando uma pessoa sofre um infarto, o ideal é que ela seja atendida em até 90 minutos.

Fonte: Ministério da Saúde e Sociedade de Cardiologia de São Paulo

Leia também:

Previna doenças cardiovasculares em todas as idades

Check-up cardiológico: entenda a importância

Sobre o Doutor Coração

Doutor Coração é um serviço que reúne os melhores especialistas da área cardiológica em Porto Alegre.
Localizado no Hospital São Francisco da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e coordenado pelo Dr. Fernando Lucchese, este é um centro de referência no país, com serviços pioneiros e tecnologia de ponta para tratamentos de alta complexidade. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (51) 3214.8100.

As informações neste site possuem caráter informativo e não substituem a consulta com um médico.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
Share on print
Print