Terapia Intensiva

Terapia Intensiva de

excelência

O Hospital São Francisco dispõe de uma estrutura qualificada em cuidados intensivos. O serviço conta com uma unidade de cardiologia intensiva (UCI) e com uma UTI cirúrgica, espaços que contam com uma equipe especializada para o atendimento de casos de alta complexidade.

A Unidade de Cardiologia Intensiva possui 12 leitos destinados ao atendimento de patologias agudas como infarto do miocárdio, choque cardiogênico, arritmias e insuficiência cardíaca. Já a unidade cirúrgica possui 10 leitos e presta assistência no pós-operatório a pacientes que realizam cirurgias cardiovasculares, incluindo transplante cardíaco, cirurgias de grande porte e outros procedimentos complexos.

Ambas unidades seguem protocolos de qualidade e segurança para atender pacientes adultos de maneira rápida, segura e eficaz, sendo equipadas com tecnologia de ponta para a assistência a casos graves, como monitorização invasiva, Balão de Contrapulsação Intra-aórtico (BIA) e  ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea). 

Stethoscope, heart and plane on two tone background

Atuação e

Serviços

Balão intra-aórtico (BIA)

É um dispositivo amplamente utilizado para a recuperação de pacientes com choque cardiogênico e em cirurgia cardiovascular, como auxílio até a melhora do desempenho do coração. 

 

ECMO

A oxigenação por membrana extracorpórea é uma modalidade de suporte de vida que possibilita assistência  circulatória e pulmonar extracorpórea, nos casos extremos de choque e/ou falência pulmonar.

 

Equipe

Médica

Coordenador do serviço

Dr. Eraldo De Azevedo Lucio

CRM 20231 - RS | RQE 11764 | RQE 20474

Graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Recife – PE (1979), com mestrado e doutorado em Cardiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é Chefe da Unidade de Cardiologia Intensiva e da Unidade de Terapia Intensiva Cirúrgica do Hospital São Francisco da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.