Colesterol e o risco para a saúde cardiovascular

Colesterol

Quando se fala em colesterol, geralmente é para alertar sobre os riscos dos níveis elevados no sangue. Mas você sabia que, em doses saudáveis, o colesterol é essencial para o bom funcionamento do organismo? Ele é um dos componentes das membranas celulares e aparece em diversas partes do corpo, como cérebro, fígado, intestinos, coração, nervos, músculos e até na pele. É por meio dele que as células recebem alimentos e oxigênio.

O problema está no excesso. Em doses altas, o colesterol pode gerar um acúmulo nas paredes de artérias e causar sérias complicações cardiovasculares.

Quando alterado, pode ocasionar infarto, AVC, complicações renais, síndrome coronariana aguda, angina e trombose.

Colesterol HDL

É conhecido como o “colesterol bom”. Ele atua levando o colesterol ruim que está sobrando de volta ao fígado para ser processado. Assim, ele ajuda a impedir o acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos. 

O ideal é aumentar a concentração de HDL através de uma boa alimentação e atividade física. 

Colesterol LDL

É o popular colesterol “ruim”, que está ligado a uma proteína que o transporta do fígado para as células e veias, onde acaba se acumulando e pode causar problemas cardiovasculares.

O colesterol LDL  é uma das principais causas de doenças cardiovasculares, como o infarto e o AVC (acidente vascular cerebral), além de pressão alta.

Causas do colesterol alto

Os níveis de colesterol no corpo podem ter relação com fatores hereditários e também serem influenciados por hábitos que mantemos ao longo da vida, como má alimentação, consumo em excesso de bebidas alcoólicas, tabagismo, falta de atividades físicas, diabetes e excesso de peso. 

Nesse sentido, manter uma alimentação equilibrada, com ingestão frequente de frutas, verduras e legumes e evitando alimentos industrializados, e incluir exercícios físicos no dia a dia podem contribuir para a prevenção da doença. Na maior parte dos casos, o colesterol alto não apresenta sintomas, o que reforça a necessidade de manter exames de rotina atualizados e fazer sempre o acompanhamento da sua saúde com um médico cardiologista.

Fonte: Sociedade Brasileira de Cardiologia

Leia também:

Previna doenças cardiovasculares em todas as idades

Conheça os 7 inimigos da saúde do seu coração

Sobre o Doutor Coração

Doutor Coração é um serviço que reúne os melhores especialistas da área cardiológica em Porto Alegre.
Localizado no Hospital São Francisco da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e coordenado pelo Dr. Fernando Lucchese, este é um centro de referência no país, com serviços pioneiros e tecnologia de ponta para tratamentos de alta complexidade. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (51) 3214.8100.

As informações neste site possuem caráter informativo e não substituem a consulta com um médico.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
Share on print
Print