Cigarro: um grande inimigo do seu coração

cigarro inimigo do coraçao

Você sabia que o cigarro é a principal causa de morte evitável no mundo? Segundo dados do Ministério da Saúde, mais de 200 mil brasileiros morrem por ano em decorrência do consumo do tabaco. E não para por aí: o hábito de fumar chega a reduzir a expectativa de vida de uma pessoa em até 20 anos.

Apesar de ser frequentemente associado ao câncer e problemas pulmonares, os efeitos do tabagismo vão além e estão relacionados a mais de 50 doenças. Na área cardiovascular, por exemplo, seus efeitos são preocupantes. Confira abaixo.


Cigarro e os riscos para o coração

Estudos comprovaram que o cigarro causa o aumento da pressão arterial e a frequência cardíaca em até 30%. O vício está associado ainda ao infarto, obstruções dos vasos periféricos, tromboses, arritmias, insuficiência cardíaca, AVC e com o aumento no risco de mortalidade cardiovascular.

Além do pulmão, o cigarro é um dos maiores agressores dos vasos sanguíneos. As substâncias químicas contidas nele, levam a um estado de inflamação crônica na parede das artérias, tornando-as mais vulneráveis ao acúmulo de gordura e formação de placas de colesterol. Estas placas podem crescer progressivamente até obstruírem a luz do vaso ou então, ainda jovens, romper e trombosar, interrompendo o fluxo de sangue no local, causando o infarto. 

É possível reverter?

A boa notícia é que interromper o tabagismo, em qualquer idade, traz benefícios e reduz os riscos, além de melhorar a qualidade de vida em geral. Por isso, mesmo se você estiver fumando há anos, não deixe de procurar ajuda. Atualmente existem diversos programas, profissionais e medicamentos para auxiliar nessa mudança. Vencer o vício do cigarro é possível!


Dia Nacional de Combate ao Fumo

Celebrado em 29 de agosto, o Dia Nacional de Combate ao Fumo tem o objetivo de reforçar as ações de sensibilização e mobilização da população sobre os danos causados pelo tabaco. A data foi instituída em 1986  pela Lei nº 7.488.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano. Por isso, é cada vez mais importante disseminar informações sobre o assunto. 

Sobre o Doutor Coração

Doutor Coração é um serviço que reúne os melhores especialistas da área cardiológica em Porto Alegre.
Localizado no Hospital São Francisco da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e coordenado pelo Dr. Fernando Lucchese, este é um centro de referência no país, com serviços pioneiros e tecnologia de ponta para tratamentos de alta complexidade. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (51) 3214.8100.

As informações neste site possuem caráter informativo e não substituem a consulta com um médico.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
Share on print
Print