Previna doenças cardiovasculares em todas as idades

Previna doenças cardiovasculares em todas as idades

Cuidar do coração não tem idade certa. A prevenção de doenças cardíacas pode ocorrer desde o início da sua vida adulta e quanto antes, melhor. Uma dieta saudável e atividades físicas adequadas muitas vezes já é o suficiente, mas existem diferentes tipos de cuidados e ações que você pode aplicar em diferentes fases.

A American Heart Association recomenda alguns cuidados, conforme a idade. Confira:

Entre 20 e 29 anos de idade

É de cedo que podemos desenvolver hábitos que vão durar a vida toda. Por isso, desenvolver um bom relacionamento com médicos especialistas é essencial em qualquer idade. Exames de saúde do coração, exames de sangue, pressão arterial, frequência cardíaca e outros dados podem auxiliar seu médico a orientar você a seguir a melhor rotina.

Além disso, ser fisicamente ativo, com atividades físicas praticadas desde a juventude, transformam o exercício em um hábito contínuo. Ah, e lembre-se: não fumar é uma indicação para todas as idades, mas quanto mais cedo você evitar o cigarro, melhor para você e para todos em volta.

Entre os 30 e 39 anos de idade

Nessa idade é bom entender melhor o seu corpo e como ele funciona. Criar e manter hábitos saudáveis em família, caso você tenha filhos, é uma boa opção. Além disso, é bom conhecer o histórico familiar para saber como serão seus próximos anos. Saber que existem parentes próximos com doenças cardíacas aumentam os riscos, especialmente entre pais e irmãos. 

O estresse, também comum durante essa década, pode acabar afetando sua frequência cardíaca, além de sua pressão arterial, portanto, gerenciar o nervosismo dentro da rotina faz parte. 

Entre os 40 e 49 anos de idade

O peso é uma questão importante nessa fase, pois o metabolismo começa a desacelerar. Por isso, uma dieta saudável para o coração e exercícios físicos vão ajudar nessa caminhada. Realizar exames, especialmente os que monitoram níveis de açúcar no sangue, também é importante. Para isso, agende consultas anuais com o médico especialista no caso de ter sobrepeso, ser diabético e ter problemas para dormir. 

Entre os 50 e 59 anos de idade

A chegada da idade não muda somente nosso exterior, mas também nosso organismo. O coração também envelhece, e por isso, é necessário ter mais pontos de atenção. Saber como um ataque cardíaco ocorre pode ajudar em situações de risco, e se você tem problemas já detectados, siga à risca o tratamento. As consultas com o médico cardiologista também devem ser feitas anualmente em caso de revisão, e periodicamente em caso de diagnósticos negativos.  

Acima dos 60 anos

Com a idade, aumenta o risco de doenças cardíacas. Sua pressão arterial, colesterol e outros números relacionados ao coração tendem a aumentar, por isso, observar seus números de perto e gerenciar quaisquer problemas de saúde que surjam – junto com a alimentação saudável e os exercícios físicos necessários – pode ajudá-lo a viver mais e melhor.

Aprenda também com o seu médico quais são os sinais de alerta de um ataque cardíaco e derrame. Os sintomas de ataque cardíaco nas mulheres podem ser diferentes dos dos homens, e por isso, saber quando você está tendo um ataque cardíaco ou derrame significa que você terá mais chances de obter ajuda imediata. Lembre-se: o tratamento rápido pode salvar sua vida e prevenir deficiências graves.

Prevenção cardiovascular

Em todas as idades, o ideal é conhecer seu corpo, seu histórico familiar e buscar auxílio médico para exames periódicos. Agende sua consulta com nossa equipe de cardiologistas e comece hoje a cuidar do seu coração!

Sobre o Doutor Coração

Doutor Coração é um serviço que reúne os melhores especialistas da área cardiológica em Porto Alegre.
Localizado no Hospital São Francisco da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e coordenado pelo Dr. Fernando Lucchese, este é um centro de referência no país, com serviços pioneiros e tecnologia de ponta para tratamentos de alta complexidade. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (51) 3214.8100.

As informações neste site possuem caráter informativo e não substituem a consulta com um médico.


Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
Share on print
Print