Check-up cardiológico: entenda a importância

check-up cardiológico

Você já conferiu como está a saúde do seu coração alguma vez na vida? Pois saiba que o check-up cardiológico é de grande importância para a sua saúde, ainda mais após os 35 anos de idade. Trata-se de um conjunto de exames que buscam identificar e prevenir possíveis doenças relacionadas ao coração, como hipertensão, doença coronariana e arritmia, por exemplo. 

Fazer um check-up cardiológico significa preservar a sua saúde. Para isso, você deve consultar com um cardiologista, que vai conversar e entender melhor sobre seu histórico familiar, suas lembranças em relação a possíveis dores e desconfortos, e também os seus comportamentos, como possíveis fatores de risco, entre eles diabetes, obesidade, tabagismo e colesterol alto.

Que exames fazem parte do check-up cardiológico?

Além da avaliação clínica no consultório são necessários alguns exames para que seja possível identificar possíveis patologias. Alguns dos exames realizados são:

Exames de Sangue

O cardiologista vai pedir exames laboratoriais para identificar seus níveis de colesterol, triglicerídeos, glicemia e outros fatores de risco para doenças do sistema cardiovascular;

Eletrocardiograma

O ECG faz o registro gráfico das variações elétricas do seu coração. É um exame simples e muito comum, mas que ajuda a reconhecer possíveis anormalidades no funcionamento dos músculos do coração e nervos;

Teste Ergométrico ou Teste de Força

Conhecido como “teste da esteira”, este exame ajuda a avaliar a resposta cardiovascular, com a medição da pressão arterial, frequência dos batimentos e outros fatores, a partir de situações de esforço físico. Com o Teste Ergométrico é possível identificar arritmias, avaliar a capacidade cardiorrespiratória, diagnosticar isquemia miocárdica e irregularidades na pressão arterial durante os exercícios.

É importante ressaltar que somente fazendo o check-up você pode fazer a descoberta precoce de doenças, o que possibilita a prevenção e os cuidados necessários. As doenças do aparelho cardiovascular são identificadas com a realização dos exames, avaliando também toda a qualidade de vida do paciente, orientando para controle dos fatores de risco. Fazer exames de check-up faz parte do processo de medicina preventiva!

Vale lembrar que, quando existe histórico familiar de doença do coração, obesidade, hipertensão, colesterol alto ou diabetes, a recomendação é que o check-up cardiológico seja feito no início da vida adulta, a partir dos 20 anos de idade, com frequência anual.

Porém, se você já tem alguma doença, é importante ficar atento. Pacientes que tenham alguma doença cardíaca sabidamente devem fazer exames mais frequentemente, na média, de seis em seis meses, assim como avaliações mais criteriosas para prevenir. Por isso, se você estiver com dúvidas, marque hoje mesmo uma consulta com o cardiologista, somente a partir desse primeiro passo será possível identificar possíveis sintomas e aumentar sua qualidade de vida e bem-estar!


Check-up cardiológico no Hospital São Francisco

O Hospital São Francisco da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre possui o Centro de Diagnóstico em Cardiologia, uma equipe qualificada para a realização do check-up cardiológico. Além disso, conta os mais modernos equipamentos para diagnóstico em cardiologia.

Sobre o Doutor Coração

Doutor Coração é um serviço que reúne os melhores especialistas da área cardiológica em Porto Alegre.
Localizado no Hospital São Francisco da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e coordenado pelo Dr. Fernando Lucchese, este é um centro de referência no país, com serviços pioneiros e tecnologia de ponta para tratamentos de alta complexidade. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (51) 3214.8100.

As informações neste site possuem caráter informativo e não substituem a consulta com um médico.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
Share on print
Print