O infarto do miocárdio, também chamado de ataque cardíaco, se caracteriza pela morte de células de parte do músculo do coração. Essa morte ocorre quando um coágulo se forma na região e interrompe o fluxo do sangue, que deveria levar nutrientes e oxigênio até o coração.
O infarto é resultado de uma série de eventos acumulados ao longo dos anos, mas geralmente está ligado a placas de gordura e outras substâncias que se formam nas paredes das artérias.
Esse problema atinge tanto homens quanto mulheres, e normalmente ocorre com mais frequência em pessoas acima dos 45 anos.
Sintomas do infarto
O principal sintoma é dor ou desconforto no peito, que pode avançar e atingir também as costas, braço esquerdo e rosto. A dor também pode ser acompanhada de um aperto na região do tórax. Essa sensação costuma ser intensa e pode perdurar por alguns minutos. Alguns pacientes também relatam falta de ar, o que ocorre especialmente nos idosos, suor, náuseas, vômito e desfalecimento.
Em alguns casos, principalmente em pessoas com diabetes e idosos, o infarto pode ocorrer sem que sintomas específicos sejam dotados. Por isso, é preciso redobrar a atenção.
Fatores de risco do infarto
Os fatores de risco do infarto incluem:
- Tabagismo
- Colesterol alto
- Hipertensão
- Obesidade
- Estresse
- Diabetes (pessoas com diabetes têm duas a quatro vezes mais chances de sofrer um infarto).
- Histórico familiar (pacientes com familiares próximos com histórico de infarto também têm mais chance de desenvolver a doença).
Prevenção
A principal dica para evitar o risco de infarto é adotar um estilo de vida mais saudável, deixando de lado hábitos ruins, como o de fumar, por exemplo.
Manter uma boa alimentação, evitando alimentos ultraprocessados e fritos, e praticar atividades físicas de forma regular também ajudam. Além disso, é importante observar e controlar problemas como obesidade, colesterol alto, hipertensão e diabetes. Por isso, é necessário manter em dia o acompanhamento médico, os exames de rotina e o tratamento indicado pelo médico cardiologista.
Primeiros socorros
Ao observar os sintomas e perceber que está sofrendo infarto, o ideal é pedir ajuda imediatamente, por meio do SAMU. Quando uma pessoa sofre um infarto, o ideal é que ela seja atendida em até 90 minutos.
Fonte: Ministério da Saúde e Sociedade de Cardiologia de São Paulo
Leia também:
Previna doenças cardiovasculares em todas as idades
Check-up cardiológico: entenda a importância
Sobre o Doutor Coração
Doutor Coração é um serviço que reúne os melhores especialistas da área cardiológica em Porto Alegre.
Localizado no Hospital São Francisco da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e coordenado pelo Dr. Fernando Lucchese, este é um centro de referência no país, com serviços pioneiros e tecnologia de ponta para tratamentos de alta complexidade. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (51) 3214.8100.
As informações neste site possuem caráter informativo e não substituem a consulta com um médico.