Fibrilação Atrial: sintomas e cuidados

Fibrilação Atrial

A fibrilação atrial é uma arritmia cardíaca bastante comum, que costuma afetar principalmente os mais idosos. Essa condição é caracterizada por uma desorganização total da atividade das câmaras superiores do coração, que batem de forma muito rápida e fora do ritmo que deveriam. Em outros casos, ocorre de forma totalmente assintomática.

Sintomas da Fibrilação Atrial

Como o sangue para de ser bombeado de forma adequada para o resto do organismo, é normal que os pacientes acabem se sentindo cansados e apresentem fraqueza. Outros sintomas incluem palpitações e pulso irregular, dificuldade de respirar, dor no peito e tontura.

Esse problema tende a afetar mais as pessoas que têm qualquer tipo de doença cardíaca — seja as que apresentem insuficiência cardíaca ou que passaram por infarto ou derrame. Entre os fatores de risco da fibrilação atrial – ou seja, fatores que contribuem para aumentar as chances de surgimento dessa condição – está a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas, a obesidade, o tabagismo, a falta de atividades físicas e histórico familiar.

Nesse sentido, adotar um estilo de vida mais saudável, mantendo uma alimentação equilibrada e incluindo atividades físicas no dia a dia, pode contribuir positivamente para a prevenção do problema. Lembre-se que manter os exames de rotina em dia e fazer consultas regulares ao seu médico é uma boa maneira de contribuir para que problemas de saúde sejam descobertos de forma precoce, aumentando as chances de uma recuperação mais satisfatória e eficaz.

Os tratamentos para essa condição variam conforme a gravidade do problema e as particularidades de cada paciente. Grande parte dos casos pode ser tratada por meio de medicamentos e mudanças no modelo de vida adotado pela pessoa. Para outros pacientes, o procedimento cirúrgico pode ser indicado.

Instituto J. Brugada

O Centro de Arritmias – Instituto J Brugada, localizado no Hospital São Francisco da Santa Casa, foi criado em conjunto com um dos maiores especialistas em arritmias do mundo, Dr. Josep Brugada, médico espanhol que descobriu e dá nome à Síndrome de Brugada. O serviço está qualificado para realizar o tratamento de arritmias das mais simples às mais complexas.

Leia também:

Arritmia cardíaca: entenda os sintomas e tratamentos

Check-up cardiológico: entenda a importância

Fonte: Sociedade Brasileira de Cardiologia

Sobre o Doutor Coração

Doutor Coração é um serviço que reúne os melhores especialistas da área cardiológica em Porto Alegre.
Localizado no Hospital São Francisco da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e coordenado pelo Dr. Fernando Lucchese, este é um centro de referência no país, com serviços pioneiros e tecnologia de ponta para tratamentos de alta complexidade. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (51) 3214.8100.

As informações neste site possuem caráter informativo e não substituem a consulta com um médico.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
Share on print
Print