Fibrilação Atrial: sintomas e cuidados

Fibrilação Atrial

A fibrilação atrial é uma arritmia cardíaca bastante comum, que costuma afetar principalmente os mais idosos. Essa condição é caracterizada por uma desorganização total da atividade das câmaras superiores do coração, que batem de forma muito rápida e fora do ritmo que deveriam. Em outros casos, ocorre de forma totalmente assintomática.

Sintomas da Fibrilação Atrial

Como o sangue para de ser bombeado de forma adequada para o resto do organismo, é normal que os pacientes acabem se sentindo cansados e apresentem fraqueza. Outros sintomas incluem palpitações e pulso irregular, dificuldade de respirar, dor no peito e tontura.

Esse problema tende a afetar mais as pessoas que têm qualquer tipo de doença cardíaca — seja as que apresentem insuficiência cardíaca ou que passaram por infarto ou derrame. Entre os fatores de risco da fibrilação atrial – ou seja, fatores que contribuem para aumentar as chances de surgimento dessa condição – está a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas, a obesidade, o tabagismo, a falta de atividades físicas e histórico familiar.

Nesse sentido, adotar um estilo de vida mais saudável, mantendo uma alimentação equilibrada e incluindo atividades físicas no dia a dia, pode contribuir positivamente para a prevenção do problema. Lembre-se que manter os exames de rotina em dia e fazer consultas regulares ao seu médico é uma boa maneira de contribuir para que problemas de saúde sejam descobertos de forma precoce, aumentando as chances de uma recuperação mais satisfatória e eficaz.

Os tratamentos para essa condição variam conforme a gravidade do problema e as particularidades de cada paciente. Grande parte dos casos pode ser tratada por meio de medicamentos e mudanças no modelo de vida adotado pela pessoa. Para outros pacientes, o procedimento cirúrgico pode ser indicado.

Instituto J. Brugada

O Centro de Arritmias – Instituto J Brugada, localizado no Hospital São Francisco da Santa Casa, foi criado em conjunto com um dos maiores especialistas em arritmias do mundo, Dr. Josep Brugada, médico espanhol que descobriu e dá nome à Síndrome de Brugada. O serviço está qualificado para realizar o tratamento de arritmias das mais simples às mais complexas.

Leia também:

Arritmia cardíaca: entenda os sintomas e tratamentos

Check-up cardiológico: entenda a importância

Fonte: Sociedade Brasileira de Cardiologia

Sobre o Doutor Coração

Doutor Coração é um serviço que reúne os melhores especialistas da área cardiológica em Porto Alegre.
Localizado no Hospital São Francisco da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e coordenado pelo Dr. Fernando Lucchese, este é um centro de referência no país, com serviços pioneiros e tecnologia de ponta para tratamentos de alta complexidade. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (51) 3214.8100.

As informações neste site possuem caráter informativo e não substituem a consulta com um médico.

WhatsApp
Telegram
Facebook
LinkedIn
Twitter
Email
Print