Arritmia cardíaca: entenda os sintomas e tratamentos

Arritmia cardíaca

A arritmia cardíaca é uma alteração no ritmo dos batimentos do coração, que podem ficar mais acelerados ou mais lentos do que deveriam. Elas se apresentam como palpitações e podem ser a causa ou a consequência de outras doenças.

Existem diferentes tipos de arritmia: as que fazem o coração bater de forma mais acelerada (taquicardias) e as que o fazem bater mais lentamente (bradicardias). Um coração saudável, em repouso, bate entre 60 e 80 vezes por minuto. Se esse ritmo cai ou se eleva com frequência, é sinal de que algo está errado. 

Sintomas da arritmia cardíaca

As arritmias podem apresentar ou não sintomas. Quando estão presentes, os mais comuns incluem falta de ar, dores no peito, suor em excesso, palpitações e tontura. Muitos destes sinais surgem e logo desaparecem, voltando depois de algum período.

Por isso, é importante fazer revisões médicas e acompanhamento junto a um profissional capacitado, relatando mudanças observadas no organismo. Lembre-se que o diagnóstico precoce possibilita a prescrição do tratamento adequado antes do agravamento dos sintomas ou dos efeitos no organismo.

Conheça as causas

Muitas vezes a arritmia não possui uma causa definida. O problema pode ser decorrente de outras condições, como infarto, insuficiência cardíaca ou doenças nas válvulas do coração. Além disso, a arritmia pode ser causada ou agravada por diversos fatores, como:

  • Tabagismo
  • Consumo exagerado de álcool
  • Diabetes
  • Sedentarismo
  • Obesidade
  • Estresse
  • Uso indiscriminado de medicamentos


Tratamentos para arritmia cardíaca

Para cada tipo de arritmia, há um tratamento diferente que pode aumentar as chances de controle e até de cura. O melhor método será indicado pelo cardiologista após a análise individual de cada caso.

Em alguns casos, o tratamento pode envolver o uso de medicamentos específicos, implante de um marca-passo temporário e até a aplicação de choques, feitos por meio de um desfibrilador, para restaurar o ritmo adequado do coração.


Centro de Arritmias – Instituto J. Brugada

O Centro de Arritmias do Hospital São Francisco foi criado em conjunto com um dos maiores especialistas em arritmias do mundo, Dr. Josep Brugada, cardiologista espanhol que descobriu e dá nome à Síndrome de Brugada. O serviço é especializado no tratamento de arritmias, das mais simples até as mais complexas. Para mais informações, clique aqui ou entre em contato pelo telefone (51) 3214.8791. 


As informações neste site possuem caráter informativo e não substituem a consulta com um médico.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
Share on print
Print