Dia Mundial do Coração – hábitos para cuidar do seu coração

Dia mundial do coração

Hoje, 29 de setembro, é celebrado o Dia Mundial do Coração. A data foi criada para alertar e conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde cardiovascular e a prevenção de fatores de risco.

Por isso, as informações incentivam a modificação do estilo de vida, como a adoção de hábitos saudáveis que fazem bem não só para o coração, mas para a saúde como um todo.

Dados preocupam

  • A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) estima que, apenas este ano, 400 mil pessoas morrerão devido a doenças cardiovasculares no país.
  • No Brasil, uma pessoa morre no país a cada 90 segundos devido a problemas de saúde do coração, alerta a SBC.
  • De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) as doenças cardiovasculares são a principal causa de mortes no mundo. 
  • Problemas do coração causam o dobro de óbitos que todos os tipos de câncer juntos, segundo a SBC.
  • A OMS aponta que cerca de 1,28 mil milhões de adultos, entre os 30 e os 79 anos de idade, possuem hipertensão arterial. Destes, 46% não foram diagnosticados. A hipertensão arterial sistêmica é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. 

Como prevenir?

A American Heart Society criou uma lista de 8 hábitos essenciais para manter a saúde cardiovascular. São mudanças que ajudam a reduzir o risco de doenças cardíacas, AVC e outros problemas de saúde, melhorando também a qualidade de vida e o bem-estar. No Dia Mundial do Coração, conheça as orientações e adote-as em sua rotina. São elas:

Alimente-se melhor: 

Procure um padrão geral de alimentação saudável que inclua alimentos integrais, proteínas magras e muitas frutas e vegetais. Evite alimentos ultraprocessados e gordurosos.

Movimente-se:

Os adultos devem praticar atividade física de intensidade moderada, pelo menos 150 minutos por semana; ou atividade física vigorosa pelo menos 75 minutos por semana.

Vale lembrar que as crianças também devem realizar atividades. O exemplo pode começar cedo! 

Pare de fumar:

O tabaco é a principal causa de morte evitável no mundo e pode reduzir a expectativa de vida em 20 anos. Entre os tantos prejuízos à saúde, está o aumento do risco de doenças cardiovasculares. 

Durma bem:

O sono é um período importante para o restabelecimento do nosso organismo. Um sono de qualidade melhora a função cerebral e reduz o risco de doenças crônicas.

Controle o peso

Manter o peso adequado tem inúmeros benefícios para a saúde. A gordura abdominal aumenta o risco de entupimento das artérias, dificultando o desempenho adequado do coração. Além disso, a obesidade está associada a fatores de risco importantes, como a hipertensão e o diabetes.

Controle os níveis de colesterol

O alto nível de colesterol HDL, conhecido como o “colesterol ruim”, aumenta os riscos de AVC, morte súbita e doenças coronarianas. Mantenha exames em dia para monitoramento. 

Controle o açúcar no sangue

O consumo excessivo de açúcar é prejudicial ao coração. Além de contribuir para a obesidade, é importante ficar atento aos níveis por causa do diabetes tipo 2, uma doença crônica que exige atenção e também é fator de risco para doenças cardiovasculares.

Controle a pressão arterial

Manter sua pressão arterial dentro de faixa adequada ajuda na manutenção da saúde. A pressão arterial ideal é de 120/80 mmHg, o famoso “12 por 8”. A hipertensão arterial sistêmica é uma doença que não causa sintomas, por isso o recomendado é aferir com regularidade e praticar bons hábitos.

Cuide da sua saúde, não só no Dia Mundial do Coração, mas em todos os dias do ano. O seu coração agradece!

Sobre o Doutor Coração

Doutor Coração é um serviço que reúne os melhores especialistas da área cardiológica em Porto Alegre.
Localizado no Hospital São Francisco da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e coordenado pelo Dr. Fernando Lucchese, este é um centro de referência no país, com serviços pioneiros e tecnologia de ponta para tratamentos de alta complexidade. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (51) 3214.8100.

As informações neste site possuem caráter informativo e não substituem a consulta com um médico.

WhatsApp
Telegram
Facebook
LinkedIn
Twitter
Email
Print