Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

Dia Nacional de Combate a Hipertensão Arterial

Popularmente conhecida como “pressão alta”, a Hipertensão Arterial Sistêmica é uma das disfunções mais prevalentes na população. Infelizmente, o problema ainda segue sendo negligenciado, podendo causar diversas complicações à saúde.

A hipertensão é responsável por desencadear até 80% dos casos de derrame cerebral e 60% dos casos de ataque cardíaco registrados no país. Dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia indicam que cerca de 36 milhões (32,5%) de pessoas adultas são hipertensas no país, sendo que metade não sabe da sua condição.

A doença é caracterizada por elevação sustentada dos níveis de pressão arterial, acima de 140×90 mmHg, mais conhecida como 14/9. Um dos desafios é a ausência de sintomas. Por isso, é importante manter hábitos saudáveis e aferir a pressão com regularidade.

Quais as causas da hipertensão?

Há fatores ambientais, comportamentais e genéticos. Alguns fatores comportamentais incluem obesidade, sedentarismo, tabagismo e hábitos alimentares inadequados (com ingestão elevada de álcool, sal e gordura).

Após o diagnostico

A hipertensão é uma doença crônica, mas que pode ser controlada com o uso de medicamentos e mudanças no estilo de vida. Quem é diagnosticado com hipertensão arterial incluir alguns cuidados como uma alimentação equilibrada e saudável, prática de atividade física regular e uso de remédios de controle (quando indicados pelo médico cardiologista).

O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial é uma campanha com o objetivo de educar a população quanto à importância da prevenção e cuidados com a pressão alta, pois é um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares.

Sobre o Doutor Coração

Doutor Coração é um serviço que reúne os melhores especialistas da área cardiológica em Porto Alegre.
Localizado no Hospital São Francisco da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e coordenado pelo Dr. Fernando Lucchese, este é um centro de referência no país, com serviços pioneiros e tecnologia de ponta para tratamentos de alta complexidade. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (51) 3214.8100.

As informações neste site possuem caráter informativo e não substituem a consulta com um médico.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
Share on print
Print