Os benefícios do azeite de oliva para o coração

Os benefícios do azeite de oliva para o coração

Você conhece os benefícios do azeite de oliva?
Ideal para temperar saladas ou acompanhar um aperitivo, o azeite de oliva é conhecido por seu sabor delicado e uso versátil em receitas. Além de adicionar um toque ao prato, esse líquido extraído de azeitonas traz benefícios para o coração. Desde que consumido em quantidades adequadas, o azeite é um aliado da nossa saúde.

Benefícios do azeite de oliva

Um dos benefícios do azeite é que ele ajuda na prevenção de doenças do coração. Como é rico ômega 9, o líquido ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL) e a aumentar o colesterol bom (HDL) no organismo.

Além disso, o azeite tem ação antioxidante e é uma fonte de gordura monoins aturada que auxilia a reduzir risco de AVCs (acidente vascular cerebral), infarto e outras doenças cardíacas. Ele também possui vitaminas, ferro, potássio, cálcio e magnésio

O azeite também reage de forma positiva em relação ao açúcar no sangue, ajudando pacientes que enfrentam diabetes, e auxilia a manter a saúde dos ossos, por possuir vitamina K. Suas propriedades antioxidantes também ajudam na preservação do cérebro, a conter inflamações e amenizar dores crônicas, aliviando sintomas de pacientes que sofrem com artrite (doença que afeta as articulações), por exemplo. Isso porque o azeite possui um composto anti-inflamatório natural, que ajuda a barrar a atividade de enzimas que geram inflamação.

Uso adequado

O azeite pode ser utilizado de diferentes formas: para temperar saladas ou para acompanhar um aperitivo ou lanche, por exemplo. Algumas pessoas o utilizam durante o preparo de massas, enquanto outras despejam um fio de azeite no pão ou queijo.

Vale ressaltar que, caso o óleo seja submetido a uma temperatura muito alta, ele pode acabar tendo seus benefícios reduzidos. Portanto, fique atento ao modo de preparo do alimento com azeite: o ideal é não utilizá-lo para fritar ou refogar alimentos. Outra dica é para a hora de escolher o produto na prateleira: dê preferência sempre para o azeite de oliva extra virgem envasado em garrafas de tom escuro, porque alguns componentes do produto são sensíveis à luz.

É claro que o consumo deve ser feito de forma adequada, sem exageros. Em geral, uma quantia de duas colheres de sopa por dia é suficiente. No entanto, um profissional de nutrição é o mais indicado para avaliar a quantidade correta de ingestão diária de acordo com as características de cada pessoa.

Além disso, vale ressaltar que nenhum alimento faz milagre sozinho. Para se manter saudável, não basta apenas ingerir azeite de oliva em uma refeição ou outra. O ideal é manter uma alimentação equilibrada, com boa ingestão de verduras e frutas e baixo consumo de alimentos industrializados. Lembre-se também de ingerir água em boa quantidade ao longo do dia.

Leia também

Previna doenças cardiovasculares em todas as idades

Sobre o Doutor Coração

Doutor Coração é um serviço que reúne os melhores especialistas da área cardiológica em Porto Alegre.
Localizado no Hospital São Francisco da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e coordenado pelo Dr. Fernando Lucchese, este é um centro de referência no país, com serviços pioneiros e tecnologia de ponta para tratamentos de alta complexidade. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (51) 3214.8100.

As informações neste site possuem caráter informativo e não substituem a consulta com um médico.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
Share on print
Print