Popularmente conhecida como “pressão alta”, a Hipertensão Arterial Sistêmica é uma das condições mais prevalentes na população. Infelizmente, o problema ainda segue sendo negligenciado, podendo causar diversas complicações à saúde. Isso porque a condição ataca os vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e pode afetar até a saúde dos rins.
Fatores de risco
A hipertensão é diagnosticada quando a medida da pressão se mantém frequentemente acima de 140 por 90 mmHg. Ela é herdada dos pais em 90% dos casos. Porém, há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, entre eles:
- Fumo
- Consumo de bebidas alcoólicas
- Obesidade
- Estresse
- Grande consumo de sal
- Níveis altos de colesterol
- Falta de atividade física
Vale destacar que, apesar de não ter cura, a hipertensão tem tratamento e pode ser controlada. Porém somente o seu médico cardiologista poderá determinar qual a melhor conduta de acordo com cada paciente. É importante ressaltar que, além dos medicamentos disponíveis, o tratamento da hipertensão necessita de uma adoção de hábitos saudáveis na rotina, como como:
- Manter o peso adequado e, se necessário, mudar os hábitos alimentares;
- Ponderar o uso de sal e sódio na alimentação, dando preferência a outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos;
- Praticar atividades físicas regularmente;
- Abandonar o cigarro e moderar o consumo de álcool;
- Controlar o diabetes, caso seja portador.
Hipertensão e coração
A pressão arterial elevada danifica as paredes das artérias, tornando-as mais rígidas e estreitas. Isso dificulta o fluxo sanguíneo e aumenta o esforço necessário para o coração bombear o sangue.
A constante pressão elevada pode levar à formação de placas nas artérias coronárias, reduzindo o fluxo sanguíneo para o coração. Isso pode resultar em angina (dor no peito) e aumentar o risco de ataque cardíaco.
Além disso, a pressão alta sem controle pode causar danos progressivos ao músculo cardíaco. Com o tempo, o coração pode se tornar enfraquecido e incapaz de bombear sangue adequadamente para atender às necessidades do corpo, resultando em insuficiência cardíaca.
Sintomas
Um dos grandes desafios da hipertensão é a ausência de sintomas. Medir a pressão com regularidade é um dos itens importantes para prevenir a doença, já que a doença é silenciosa. Muitas vezes a hipertensão só é percebida quando o problema já está causando danos ao corpo, com complicações.
Quandos os sintomas se manifestam, podem incluir:
- Dor de cabeça frequente
- Falta de ar
- Náuseas
- Tonturas
- Alteração na visão
Diagnóstico
Um dos exames mais comuns para investigar casos de aumento da pressão arterial é o MAPA 24H. No exame, um aparelho é posicionado no braço do paciente realizando medições automáticas da pressão arterial a cada 15 minutos, enquanto as tarefas básicas do dia a dia são realizadas. Assim, é possível acompanhar o comportamento da pressão arterial ao longo do dia e verificar possíveis alterações.
Doutor Coração
Doutor Coração é um serviço que reúne os melhores especialistas da área cardiológica em Porto Alegre.
Localizado no Hospital São Francisco da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e coordenado pelo Dr. Fernando Lucchese, este é um centro de referência no país, com serviços pioneiros e tecnologia de ponta para tratamentos de alta complexidade.
Contato:
📍Av. Independência, 75 – Porto Alegre
📞 Agendamento: (51)3214-8000