Atenção para o excesso de sódio nos alimentos

sal

Quase todo mundo sabe que o consumo do sal em excesso pode afetar o sistema cardiovascular, certo? Além disso, está associado com o aumento da pressão arterial.

Mas além do sal de cozinha, utilizado para temperar os alimentos, o sódio também influencia na saúde. E esta substância nem sempre está somente nos alimentos salgados, mas também em grande parte dos industrializados.

Por atuar como conservante natural, o sódio faz parte de muitos componentes em alimentos industrializados, como:

  • Macarrão Instantâneo
  • Comida pronta congelada
  • Sopa instantânea
  • Temperos prontos
  • Bolachas e biscoitos
  • Carnes processadas

Para driblar o consumo de sódio, opte sempre que possível por alimentos frescos e preparados na hora, isso já irá reduzir a quantidade ingerida. Fique de olho no rótulo das embalagens e faça boas escolhas!

Outra sugestão é a substituição do sal por temperos naturais como alho, cebola, ervas aromáticas, manjericão, alecrim, orégano, salsinha, sálvia, tomilho, entre outros.

Qual a quantidade ideal?

Segundo dados do Ministério da Saúde, os brasileiros consomem, em média, 12 g de sal por dia, o equivalente a 4.800 mg de sódio. Esse volume é mais do que o dobro do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que recomenda a ingestão máxima diária de 5g de sal ou 2.000 mg de sódio.

Quando foi a última vez que você aferiu sua pressão arterial? Agende uma consulta com nossos especialistas e cuide da sua saúde!

Sobre o Doutor Coração

Doutor Coração é um serviço que reúne os melhores especialistas da área cardiológica em Porto Alegre.
Localizado no Hospital São Francisco da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e coordenado pelo Dr. Fernando Lucchese, este é um centro de referência no país, com serviços pioneiros e tecnologia de ponta para tratamentos de alta complexidade. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (51) 3214.8100.

As informações neste site possuem caráter informativo e não substituem a consulta com um médico.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
Share on print
Print