O que é ECMO e quando ele é utilizado?

ECMO

Você já ouviu falar sobre o ECMO? A sigla, originária do inglês, significa “oxigenação por membrana extracorporal” e trata-se de um tratamento que funciona como uma espécie de pulmão artificial.

A estrutura é utilizada em casos em que a respiração mecânica torna-se insuficiente para uma boa oxigenação. Com isso, o ECMO oxigena o organismo, eliminando o gás carbônico, trazendo um repouso ao pulmão que está sem condições de funcionar sozinho. 

A função do aparelho é repousar o pulmão, fazendo o equilíbrio necessário para a recuperação do órgão, podendo ser utilizado por até 25 dias em cada paciente. 

Apesar de possuir uma função semelhante, a ventilação mecânica difere-se do ECMO: enquanto o ventilador fornece oxigênio, promove as trocas gasosas e fornece pressão para o pulmão ficar aberto, não substitui o órgão pulmonar. Quando a ventilação não é suficiente para o bom funcionamento do pulmão, é indicado o ECMO, que terá as trocas dos gases controladas pela máquina. 

A técnica surgiu em 2009, por conta da Gripe H1N1, e hoje em dia é utilizada em casos graves de pacientes com COVID-19 com mau funcionamento pulmonar. A terapia pode ser de dois tipos:

  • Veno-venosa: em casos de insuficiência respiratória; 
  • Veno-arterial: em casos de insuficiência cardíaca, fornecendo tanto suporte respiratório como circulatório. 

Apesar do alto custo, o equipamento pode ser utilizado em pacientes de todas as idades, desde recém-nascidos até idosos.

ECMO em Porto Alegre

A Unidade de Terapia Intensiva do Hospital São Francisco e do Hospital da Criança Santo Antônio possuem os mais modernos aparelhos de ventilação mecânica, além de uma equipe treinada e equipamentos para a instalação de ECMO – Oxigenação por Membrana Extracorpórea.


Fonte: Ministério da Saúde

Sobre o Doutor Coração

Doutor Coração é um serviço que reúne os melhores especialistas da área cardiológica em Porto Alegre.
Localizado no Hospital São Francisco da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e coordenado pelo Dr. Fernando Lucchese, este é um centro de referência no país, com serviços pioneiros e tecnologia de ponta para tratamentos de alta complexidade. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (51) 3214.8100.

As informações neste site possuem caráter informativo e não substituem a consulta com um médico.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
Share on print
Print