Terapia Intensiva Pediátrica

UTI

Pediátrica

O Hospital da Criança Santo Antônio possui a maior UTI pediátrica do sul do país. O espaço é um dos principais centros intensivos do Brasil destinados exclusivamente para o atendimento a pacientes, desde recém nascidos até adolescentes com 18 anos incompletos. Por esse motivo, recebe pacientes de todas as regiões brasileiras.

São 40 leitos para atendimento de todas especialidades cirúrgicas e clínicas da pediatria, como cardiologia, neurocirurgia, ortopedia, malformações gastrointestinais, transplantes (renal, hepático e cardíaco), oncologia, entre outros. Um dos destaques é a assistência a malformações fetais, onde o Hospital da Criança Santo Antônio possui um centro de atendimento de referência. Nestes casos, os recém-nascidos podem contar com cuidados intensivos desde as primeiras horas de vida.

Com uma estrutura moderna e equipamentos de ponta, os espaços reúnem qualidade, segurança e conforto. Cada paciente recebe assistência em box individual, com televisão e acomodação para o familiar, que pode acompanhar de perto os cuidados 24h por dia. Toda a discussão de casos é realizada à beira do leito, com a presença dos pais e de uma equipe multidisciplinar formada por profissionais da enfermagem, nutricionistas, fisioterapeutas, farmacêuticos, fonoaudiólogos e psicólogos.

Um dos diferenciais da UTI pediátrica é a ambientação dos espaços. Tudo foi planejado especialmente para os pequenos pacientes, que contam com uma ambientação lúdica,  adaptada ao universo infantil. Assim, mesmo nessa fase tão crítica, o paciente e seus familiares podem contar com um ambiente agradável e acolhedor. Junto a isso, está uma equipe integrada, altamente qualificada para uma assistência humanizada e de excelência.
 
A equipe de profissionais da UTI é altamente qualificada, formada por intensivistas pediátricos, neonatologistas e intensivistas em formação ecofuncional. A unidade possui os mais modernos aparelhos de ventilação mecânica, além de uma equipe treinada e equipamento para a instalação de ECMO – Oxigenação por Membrana Extracorpórea. 

Equipe médica

claudia

Dra. Cláudia Pires Ricachinevsky

CRM 16909 - RS | RQE 7358

Graduada em Medicina pela Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (1988), com mestrado em Ciências da Saúde pela Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (2005). Atualmente é Coordenadora da UTI pediátrica do Hospital da Criança Santo Antônio.
 
aline botta

Dra. Aline Botta

CRM 20289 - RS | RQE 10527 | RQE 36080

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993), mestrado em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e Residência pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (1997). 
 
viviane

Dra. Viviane Rampon Angeli

CRM 22294 - RS | RQE 13596 | RQE 17457

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), Residência médica em Pediatria pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre e Terapia Intensiva Pediátrica pelo Hospital São Lucas da PUCRS. 

Contato

TELEFONE

(51) 3214.8000

Endereço

Hospital da Criança Santo Antônio | Av. Independência, 155 – Centro Histórico, Porto Alegre – RS

Horário de atendimento telefônico

Das 7h às 22h, todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados. 

Doutor Coraçãozinho reúne o que há de mais capacitado, eficiente e contemporâneo no atendimento clínico e cirúrgico para o tratamento de doenças e condições que acometem os corações de crianças, desde a fase fetal.

CONTATO

Hospital da Criança Santo Antônio | Av. Independência, 155 – Centro Histórico, Porto Alegre – RS

(51) 3214.8000

Agendamento de consultas por telefone das 7h às 22h, todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados. 

Copyright 2020 Doutor Coração | Doutor Coraçãozinho.

Desenvolvido por Evolua Doutor