COVID-19: Cuidados cardiológicos para quem se recuperou da doença

Os efeitos do COVID-19 a longo prazo ainda estão sendo estudados, mas o cuidado cardiológico após a infecção é importante.
COVID19 cuidado cardiologico

A infecção pelo COVID-19 trouxe diversas mudanças para a nossa vida. Além de alterações em nossos hábitos, muitas descobertas sobre a atuação do vírus no organismo humano ainda estão sendo realizadas. Entre elas, está a compreensão de como essa doença afeta o sistema cardiovascular.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) fez um alerta sobre os riscos que a infecção pode causar, principalmente para cardiopatas. Agora, após mais de um ano de pandemia, estudos reforçam a incidência de pacientes que apresentam alterações cardíacas após a infecção por COVID-19, mesmo em casos de gravidade moderada.

As sequelas cardiovasculares foram observadas, inclusive, em pessoas sem fatores de risco ou diagnósticos de problemas no coração. Isso significa que a doença pode agravar as condições anteriores como causar novas cardiopatias.

O novo coronavírus pode afetar qualquer estrutura do coração, direta ou indiretamente, de diferentes formas. Por isso, a orientação é que todos que tiveram a doença façam o acompanhamento com um cardiologista, independente da condição de saúde antes da infecção ou da gravidade do quadro. Assim, é possível monitorar e acompanhar qualquer alteração, garantindo um atendimento rápido e com melhores chances de recuperação.

Lembre-se: a prevenção é a melhor forma de combater a doença. Mantenha seu acompanhamento especializado, mesmo após a cura da COVID-19.

Sobre o Doutor Coração

Doutor Coração reúne os melhores especialistas da área cardiológica. Localizado no Hospital São Francisco da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e coordenado pelo Dr. Fernando Lucchese, é um centro de referência no país, com serviços pioneiros e tecnologia de ponta para tratamentos de alta complexidade. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (51) 3214.8100.

As informações neste site possuem caráter informativo e não substituem a consulta com um médico.

WhatsApp
Telegram
Facebook
LinkedIn
Twitter
Email
Print