COVID-19: Cuidados cardiológicos para quem se recuperou da doença

Os efeitos do COVID-19 a longo prazo ainda estão sendo estudados, mas o cuidado cardiológico após a infecção é importante.
COVID19 cuidado cardiologico

A infecção pelo COVID-19 trouxe diversas mudanças para a nossa vida. Além de alterações em nossos hábitos, muitas descobertas sobre a atuação do vírus no organismo humano ainda estão sendo realizadas. Entre elas, está a compreensão de como essa doença afeta o sistema cardiovascular.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) fez um alerta sobre os riscos que a infecção pode causar, principalmente para cardiopatas. Agora, após mais de um ano de pandemia, estudos reforçam a incidência de pacientes que apresentam alterações cardíacas após a infecção por COVID-19, mesmo em casos de gravidade moderada.

As sequelas cardiovasculares foram observadas, inclusive, em pessoas sem fatores de risco ou diagnósticos de problemas no coração. Isso significa que a doença pode agravar as condições anteriores como causar novas cardiopatias.

O novo coronavírus pode afetar qualquer estrutura do coração, direta ou indiretamente, de diferentes formas. Por isso, a orientação é que todos que tiveram a doença façam o acompanhamento com um cardiologista, independente da condição de saúde antes da infecção ou da gravidade do quadro. Assim, é possível monitorar e acompanhar qualquer alteração, garantindo um atendimento rápido e com melhores chances de recuperação.

Lembre-se: a prevenção é a melhor forma de combater a doença. Mantenha seu acompanhamento especializado, mesmo após a cura da COVID-19.

Sobre o Doutor Coração

Doutor Coração reúne os melhores especialistas da área cardiológica. Localizado no Hospital São Francisco da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e coordenado pelo Dr. Fernando Lucchese, é um centro de referência no país, com serviços pioneiros e tecnologia de ponta para tratamentos de alta complexidade. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (51) 3214.8100.

As informações neste site possuem caráter informativo e não substituem a consulta com um médico.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
Share on print
Print