Dentro do amplo espectro de doenças cardíacas, há uma condição que muitas vezes passa despercebida, apesar de sua gravidade e impacto na saúde cardiovascular: a amiloidose cardíaca. Essa condição é mais comum em homens acima de 40 anos e tem sintomas parecidos com os da insuficiência cardíaca.
Abaixo, você entenderá melhor o que é a amiloidose cardíaca, seus sintomas e tipos de tratamento.
O que é a amiloidose cardíaca?
A amiloidose é uma doença sistêmica rara causada pela deposição extracelular de fibrilas proteicas, conhecidas como substâncias amiloides. Essas fibrilas são depositadas em vários tecidos devido a um erro metabólico, resultando em danos aos órgãos afetados devido à incapacidade do organismo em removê-las.
Quando ocorre a deposição de fibrilas proteicas no coração, desenvolve-se a amiloidose cardíaca. O diagnóstico dessa doença deve ocorrer precocemente, pois, se não tratada, pode progredir de forma letal e progressiva.
O coração é afetado em 50% dos casos de amiloidose, sendo que, dessas ocorrências, 5% acarretam danos exclusivamente ao sistema cardíaco, sem afetar outros órgãos.
Tipos de amiloidose cardíaca
Existem dois tipos principais de amiloidose cardíaca: a amiloidose cardíaca de cadeia leve (AL) e a amiloidose cardíaca de cadeia transtirretina (ATTR). A amiloidose AL está relacionada a distúrbios da medula óssea, enquanto a amiloidose ATTR pode ser hereditária (ATTRv) ou adquirida (ATTRwt), associada ao envelhecimento.
Sintomas da amiloidose cardíaca
Os sintomas da amiloidose cardíaca podem variar, mas frequentemente incluem:
- Falta de ar
- Fadiga
- Inchaço nas pernas
- Batimentos cardíacos irregulares
- Dor no peito
- Desmaios.
Diagnóstico da amiloidose cardíaca
A amiloidose cardíaca é uma condição cardíaca complexa e seu diagnóstico pode ser desafiador. Geralmente, são solicitados alguns exames até que outras patologias sejam descartadas.
Os tratamentos disponíveis para a amiloidose cardíaca variam de acordo com o quadro clínico do paciente, o tipo específico de proteína amiloide envolvida e a idade. Podem incluir o uso de diuréticos e a restrição de sal na dieta para controlar a insuficiência cardíaca, a implantação de marcapasso para melhorar a condução do sangue pelo órgão, quimioterapia para reduzir o acúmulo de proteínas danosas e tratamento medicamentoso.
O objetivo principal é aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida, com ênfase na interrupção da produção da proteína responsável pela doença ou na estabilização das proteínas instáveis.
O transplante de coração é reservado apenas para casos muito específicos devido às altas taxas de complicações associadas a essa condição.
Vale destacar que é essencial um acompanhamento médico regular para monitorar a progressão da doença e ajustar o plano de tratamento conforme necessário.
Centro de Amiloidose Cardíaca
O Hospital São Francisco da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre conta com o Centro de Amiloidose Cardíaca, um serviço dedicado exclusivamente a esta doença complexa e muitas vezes subdiagnosticada.
Contando com a expertise e experiência de profissionais altamente qualificados, o centro conta com uma equipe multidisciplinar que trabalha em conjunto para fornecer cuidados especializados, bem como acesso à tecnologia de ponta – com exames que possibilitam diagnóstico mais preciso e um tratamento mais eficaz.
Para mais informações, entre em contato pelo telefone (51) 3214.8100.
Leia também:
Previna doenças cardiovasculares em todas as idades
Check-up cardiológico: entenda a importância
As informações neste site possuem caráter informativo e não substituem a consulta com um médico.