Você sabia que a condição conhecida como “Pressão Alta” ou Hipertensão Arterial é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares?
Segundo estatísticas do Ministério da Saúde, aproximadamente 35% da população brasileira é afetada por essa condição – e metade dessas pessoas não têm consciência de sua condição.
O primeiro passo necessário para combater estes números é a medição regular da pressão arterial. Isso é imprescindível, já que a hipertensão muitas vezes se manifesta sem sintomas evidentes, dificultando seu diagnóstico. É somente quando a doença já está causando danos ao corpo que ela é percebida. A pressão arterial é considerada elevada quando a leitura está acima do limite normal, que é de 120 para a máxima e 80 para a mínima, popularmente expresso como 12 por 8.
Como a prevenção interfere no coração?
O quadro de Hipertensão Arterial provoca contração dos vasos sanguíneos, resultando em um aumento da pressão sanguínea. Isso, por sua vez, danifica as paredes das artérias, tornando-as mais rígidas e estreitas. A consequência é a dificuldade no fluxo sanguíneo, aumentando o esforço exigido do coração para bombear o sangue.
As consequências da pressão arterial elevada incluem a formação de placas nas artérias coronárias, diminuindo o fluxo sanguíneo para o coração. Isso pode desencadear angina (dor no peito) e aumentar o risco de ataques cardíacos. Ademais, a falta de controle da pressão arterial pode resultar em danos progressivos ao músculo cardíaco, levando a um enfraquecimento ao longo do tempo e comprometendo a capacidade do coração de bombear sangue adequadamente, culminando em insuficiência cardíaca.
Fui diagnosticado com hipertensão. Como controlar minha pressão?
O estilo de vida é um fator essencial para o controle da pressão arterial. Mesmo que o tratamento inclua medicamentos, a adoção de hábitos saudáveis é imprescindível.
Alguns hábitos na rotina são formas eficientes de controlar a hipertensão. Por isso, se você foi diagnosticado:
- Tome a medicação corretamente
- Pratique atividade física de forma regular
- Pare de fumar e deixe o álcool de lado
- Separe momentos para o lazer e repouso
- Cuide da sua alimentação, dando preferência para produtos naturais e seguindo uma dieta equilibrada
- Consulte regularmente seu médico cardiologista
Centro de Hipertensão e Cardiometabolismo
O Centro de Hipertensão e Cardiometabolismo do Hospital São Francisco é um serviço especializado e inovador focado no estudo, prevenção, diagnóstico e tratamento de condições relacionadas à hipertensão arterial e distúrbios metabólicos.
O centro conta com um Laboratório de Dinâmica Vascular, que possibilita a avaliação de todo o sistema vascular do paciente, avaliando o comportamento e a função dos vasos sanguíneos em resposta a diferentes estímulos e condições.
Com uma equipe altamente qualificada, realiza estudos de fluxo sanguíneo, análise de rigidez arterial, entre outras avaliações para desenvolver planos de tratamento personalizados para o paciente com hipertensão. Para isso, seus profissionais utilizam a medicina de precisão, uma abordagem que considera características individuais, como variabilidade genética, ambiente e estilo de vida, para o tratamento e a prevenção de doenças.
Leia também:
Previna doenças cardiovasculares em todas as idades
Check-up cardiológico: entenda a importância
Sobre o Doutor Coração
Doutor Coração é um serviço que reúne os melhores especialistas da área cardiológica em Porto Alegre.
Localizado no Hospital São Francisco da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e coordenado pelo Dr. Fernando Lucchese, este é um centro de referência no país, com serviços pioneiros e tecnologia de ponta para tratamentos de alta complexidade. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (51) 3214.8100.
As informações neste site possuem caráter informativo e não substituem a consulta com um médico.