Pacientes diagnosticados hipertensão arterial sistêmica sabem como a monitorização da pressão é importante. Com o avanço científico, hoje existem alternativas cada vez mais confortáveis e acessíveis para a população realizar esta aferição, sem a necessidade de se deslocar ao médico.
No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para garantir que a medição da pressão arterial seja efetuada corretamente. Afinal, ao realizar a aferição de forma inadequada, sua pressão pode ficar alterada, o que pode prejudicar o acompanhamento do seu tratamento.
Confira abaixo algumas dicas:
- Para começar, certifique-se que o aparelho que você utilizará está em bom estado, bem regulado e que possua selo do Inmetro.
- Antes da aferição, procure um ambiente confortável, com um lugar para sentar.
- Você deve estar em uma cadeira, com postura correta. Após se sentar, aguarde alguns minutos e relaxe antes de fazer a medição.
- Realize as medidas sentado, com o braço apoiado na altura do coração. Não deixe as pernas cruzadas.
- Durante a aferição, não fale e evite se mexer.
- A braçadeira precisa estar adequadamente acoplada no braço (sem estar muito apertada ou muito larga).
- Faça a aferição preferencialmente pela manhã. Se você utiliza medicamentos, faça antes de ingeri-los.
- Não fume, tome café ou qualquer bebida alcoólica até 30 minutos antes da medição.
- Não realize atividade física ao menos 30 minutos antes da aferição. A bexiga também não deve estar cheia.
Estas orientações são importantes para garantir que o resultado do procedimento não sofra interferência. Caso você não se sinta confortável em fazer o procedimento sozinho, pode realizá-lo durante suas consultas de rotina.
Vale lembrar que a aferição de pressão arterial feita em casa não substitui o acompanhamento com o seu cardiologista, nem o tratamento. Mesmo que a sua pressão esteja normal, você não deve descontinuar o tratamento sem a orientação de seu médico.
Sobre o Doutor Coração
Doutor Coração é um serviço que reúne os melhores especialistas da área cardiológica em Porto Alegre.
Localizado no Hospital São Francisco da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e coordenado pelo Dr. Fernando Lucchese, este é um centro de referência no país, com serviços pioneiros e tecnologia de ponta para tratamentos de alta complexidade. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (51) 3214.8100.
Os conteúdos neste site possuem caráter informativo e não substituem a consulta com um médico.