Quando devo consultar um cardiologista?

Quando devo consultar um cardiologista

As doenças cardíacas ainda estão no topo das que mais matam no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). O dado, porém, não precisa ser assustador, e sim, um lembrete para cuidar da saúde do seu coração. A realização de check-up cardíaco é importante, e por isso, a consulta com um cardiologista é o primeiro passo. 

Não há um momento específico que determine sua consulta, mas é aconselhável que homens façam sua primeira avaliação logo após os 40 anos completo, e mulheres, após os 45. 

Porém, em casos de fatores de risco, essa consulta deve ser adiantada, como em casos de pressão alta, tabagismo, diabetes, obesidade, estresse, alto colesterol, e ainda, histórico familiar de problemas cardiovasculares na família.

Sintomas que merecem atenção

Além da prevenção anual, é importante estar atento aos sinais que o seu corpo dá. A doenças relacionadas ao sistema cardiovascular muitas vezes são silenciosas e não apresentam sinais até que o estado seja grave. Mas alguns sintomas podem indicar que algo não está tão bem.

É importante procurar um cardiologista caso tenha os seguintes sintomas: 

  • Falta de ar;
  • Dores no peito;
  • Batimentos acelerados;
  • Palpitações;
  • Cansaço recorrente.

Os sintomas acima podem indicar um problema mais sério e devem ser avaliados por um cardiologista.

Prevenção

Alguns hábitos e mudanças no estilo de vida reduzem os riscos de problemas cardiovasculares. A recomendação é a prática de atividade física de forma regular, manter uma alimentação equilibrada e controlar os níveis de colesterol.

Consulte o seu médico cardiologista

Lembre-se que o diagnóstico precoce ajuda a salvar vidas e evitar complicações. Além de uma rotina saudável, procure o seu médico de confiança e mantenha seus exames em dia.

Sobre o Doutor Coração

Doutor Coração é um serviço que reúne os melhores especialistas da área cardiológica em Porto Alegre.
Localizado no Hospital São Francisco da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e coordenado pelo Dr. Fernando Lucchese, este é um centro de referência no país, com serviços pioneiros e tecnologia de ponta para tratamentos de alta complexidade. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (51) 3214.8100.

As informações neste site possuem caráter informativo e não substituem a consulta com um médico.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
Share on print
Print