Quando devo consultar um cardiologista?

Quando devo consultar um cardiologista

As doenças cardíacas ainda estão no topo das que mais matam no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). O dado, porém, não precisa ser assustador, e sim, um lembrete para cuidar da saúde do seu coração. A realização de check-up cardíaco é importante, e por isso, a consulta com um cardiologista é o primeiro passo. 

Não há um momento específico que determine sua consulta, mas é aconselhável que homens façam sua primeira avaliação logo após os 40 anos completo, e mulheres, após os 45. 

Porém, em casos de fatores de risco, essa consulta deve ser adiantada, como em casos de pressão alta, tabagismo, diabetes, obesidade, estresse, alto colesterol, e ainda, histórico familiar de problemas cardiovasculares na família.

Sintomas que merecem atenção

Além da prevenção anual, é importante estar atento aos sinais que o seu corpo dá. A doenças relacionadas ao sistema cardiovascular muitas vezes são silenciosas e não apresentam sinais até que o estado seja grave. Mas alguns sintomas podem indicar que algo não está tão bem.

É importante procurar um cardiologista caso tenha os seguintes sintomas: 

  • Falta de ar;
  • Dores no peito;
  • Batimentos acelerados;
  • Palpitações;
  • Cansaço recorrente.

Os sintomas acima podem indicar um problema mais sério e devem ser avaliados por um cardiologista.

Prevenção

Alguns hábitos e mudanças no estilo de vida reduzem os riscos de problemas cardiovasculares. A recomendação é a prática de atividade física de forma regular, manter uma alimentação equilibrada e controlar os níveis de colesterol.

Consulte o seu médico cardiologista

Lembre-se que o diagnóstico precoce ajuda a salvar vidas e evitar complicações. Além de uma rotina saudável, procure o seu médico de confiança e mantenha seus exames em dia.

Sobre o Doutor Coração

Doutor Coração é um serviço que reúne os melhores especialistas da área cardiológica em Porto Alegre.
Localizado no Hospital São Francisco da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e coordenado pelo Dr. Fernando Lucchese, este é um centro de referência no país, com serviços pioneiros e tecnologia de ponta para tratamentos de alta complexidade. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (51) 3214.8100.

As informações neste site possuem caráter informativo e não substituem a consulta com um médico.

WhatsApp
Telegram
Facebook
LinkedIn
Twitter
Email
Print