Cigarro eletrônico (vaper) e o risco para o coração

vape

Famoso principalmente entre os mais jovens, o cigarro eletrônico traz uma falsa ideia de ser menos prejudicial à saúde do que os cigarros tradicionais. Mas, cada vez mais, os estudos têm demonstrado os riscos associados ao uso dos chamados vapes a problemas cardiovasculares.

Vape faz mal?

O cigarro eletrônico proporciona uma sensação enganosa de maior segurança durante o consumo. Por causa dessa percepção, essa substância muitas vezes é usada como uma alternativa para substituir o hábito de fumar, quase como um tratamento para o tabagismo, o que é bastante equivocado.

Por não ter o odor característico do cigarro e oferecer sabores agradáveis, a versão eletrônica parece não trazer muitos malefícios, mas a nicotina líquida e demais substâncias tóxicas e cancerígenas presentes no aparelho podem acarretar problemas para o usuário e também para quem está por perto, da mesma forma que ocorre com o cigarro comum. Também não é verdade que esta ingestão não causa dependência química, já que ela pode sim levar ao vício.

Vape e a saúde do coração

Em relação à saúde cardiovascular, a nicotina líquida traz malefícios também. No coração, essa substância causa o estreitamento e enrijecimento das artérias. Além disso, o consumo regular da nicotina provoca um espessamento do sangue, aumentando a chance de obstrução das artérias e, consequentemente, de um infarto.

Pesquisas recentes indicam que o cigarro eletrônico pode elevar a frequência cardíaca e a pressão sanguínea, bem como aumentar o risco de formação de placas nas paredes das artérias – o que pode levar a um ataque cardíaco ou derrame.

O uso do aparelho pode ainda aumentar as chances de uma crise de angina, caracterizada por uma dor torácica provocada pela falta de sangue que acomete o músculo cardíaco. Essa doença é normalmente associada a problemas que causam obstrução nas artérias que levam sangue ao coração. São sintomas desse problema dores e desconforto no peito. Outro problema que pode ser desencadeado é a arritmia, um distúrbio que causa a sensação de que os batimentos cardíacos do coração estão fora de ordem.

Vale lembrar que, apesar de esses aparelhos serem amplamente utilizados, sua comercialização, importação e propaganda são proibidas no Brasil desde 2009.
Segundo a American Heart Society, como os cigarros eletrônicos ainda são relativamente novos, ainda há necessidade de mais dados e pesquisas para buscar evidências sobre seus efeitos a longo prazo. Entretanto, a entidade alerta que não é recomendado utilizar o vaporizador como solução para parar de fumar.

Sabemos que outras questões podem estar aliadas ao hábito de recorrer ao cigarro, como estresse, ansiedade e questões emocionais. Lembre-se que há outros caminhos saudáveis que levam a perda deste vício e que podem ser seguidos com acompanhamento e apoio do seu médico. 

Sobre o Doutor Coração

Doutor Coração é um serviço que reúne os melhores especialistas da área cardiológica em Porto Alegre.
Localizado no Hospital São Francisco da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e coordenado pelo Dr. Fernando Lucchese, este é um centro de referência no país, com serviços pioneiros e tecnologia de ponta para tratamentos de alta complexidade. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (51) 3214.8100.

Os conteúdos neste site possuem caráter informativo e não substituem a consulta com um médico.

WhatsApp
Telegram
Facebook
LinkedIn
Twitter
Email
Print