Anualmente, cerca de 400 mil pessoas morrem em decorrência de doenças cardiovasculares, embora 80% desses casos possam ser evitados. No dia 29 de setembro, o Dia Mundial do Coração reforça a importância da prevenção das doenças cardíacas.
Este ano, a campanha coordenada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia tem como tema “Cada Coração Importa”. As mortes por doenças cardiovasculares têm aumentado globalmente, e o Brasil não está imune a essa preocupante realidade. No país, uma pessoa morre de doença cardiovascular a cada 90 segundos, somando 46 óbitos por hora, o que evidencia uma grave crise de saúde pública.
É urgente priorizar a saúde cardiovascular, valorizando a prevenção e conscientização sobre a gravidade dessas doenças, que são frequentemente negligenciadas. Informar a população sobre os fatores de risco, sintomas principais e métodos de prevenção é essencial, além de incentivar a adoção de hábitos saudáveis.
Fatores de risco
- Diabetes
- Colesterol alto
- Hipertensão (pressão alta)
- Tabagismo (incluindo cigarros eletrônicos/vapes)
- Obesidade
- Sedentarismo
- Estresse
- Histórico familiar
Sintomas de alerta
- Dor no peito (angina)
- Falta de ar
- Palpitações
- Fadiga extrema
- Tontura ou desmaios
- Inchaço nos pés, tornozelos ou abdômen
- Sudorese intensa, especialmente acompanhada de outros sintomas
Como prevenir
- Adotar uma dieta equilibrada
- Praticar atividade física regularmente
- Controlar o peso
- Evitar fumar
- Limitar o consumo de álcool
- Gerenciar o estresse
- Monitorar a pressão arterial e o colesterol
- Controlar o diabetes
- Ter uma boa qualidade de sono
- Realizar consultas regulares e manter os exames em dia com o cardiologista
Cuidando do coração após os 50 anos
Nos últimos 14 anos, a expectativa de vida da população brasileira aumentou significativamente. Segundo o censo de 2022 do IBGE, o número de pessoas com 65 anos ou mais cresceu 57,4% desde 2010, e hoje 22 milhões de brasileiros fazem parte dessa faixa etária.
Esse público merece atenção especial com campanhas de conscientização sobre envelhecimento saudável, destacando a importância de cuidados preventivos a partir dos 50 anos, como a prática de atividade física, alimentação balanceada e vacinação — três pilares que promovem uma longevidade saudável.
Leia também:
6 alimentos que podem alterar as taxas de colesterol
Sobre o Doutor Coração
Doutor Coração é um serviço que reúne os melhores especialistas da área cardiológica em Porto Alegre.
Localizado no Hospital São Francisco da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e coordenado pelo Dr. Fernando Lucchese, este é um centro de referência no país, com serviços pioneiros e tecnologia de ponta para tratamentos de alta complexidade. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (51) 3214.8100.
As informações neste site possuem caráter informativo e não substituem a consulta com um médico.