Essa é uma dúvida frequente entre pessoas diagnosticadas com hipertensão arterial sistêmica. Se realizada com o devido cuidado e acompanhamento, a atividade física pode ser praticada por pessoas hipertensas e, ainda, trazer benefícios importantes.
Antes de iniciar essas atividades, no entanto, é importante conversar com seu médico e seu preparador físico, para entender os cuidados necessários durante os exercícios e quais são mais indicados para a sua condição.
Praticar exercícios proporciona diversos benefícios para o seu sistema cardiovascular. O excesso de peso e o sedentarismo são, inclusive, fatores de risco para a hipertensão. A prática regular de atividades essa pode levar à diminuição e até mesmo à suspensão de medicamentos .
Mas atenção: a atividade física não substitui os demais cuidados repassados pelo seu médico. Mantenha suas consultas e não deixe de tomar seus remédios sem a prescrição do seu médico cardiologista.
O que é hipertensão
A hipertensão arterial, conhecida popularmente como pressão alta, é uma doença crônica que necessita de atenção, pois o problema está associado a diversas complicações cardiovasculares. A doença se caracteriza pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias e costuma ter valores que ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9).
Dados do Ministério da Saúde indicam que no Brasil cerca de 35% da população adulta é hipertensa e, destes, metade não sabe deste diagnóstico. Um dos desafios é a ausência de sintomas, o que dificulta a detecção da doença.
Atenção
Segundo o Ministério da Saúde, a HAS (Hipertensão Arterial Sistêmica) é responsável por pelo menos 40% das mortes por AVC, 25% das mortes por doença arterial coronariana e 50% dos casos de insuficiência renal terminal, quando combinada à diabetes. Não subestime a doença nem negligencie o seu tratamento. Realize seu check-up cardiológico conforme a orientação de seu médico cardiologista.
Sobre o Doutor Coração
Doutor Coração é um serviço que reúne os melhores especialistas da área cardiológica em Porto Alegre.
Localizado no Hospital São Francisco da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e coordenado pelo Dr. Fernando Lucchese, este é um centro de referência no país, com serviços pioneiros e tecnologia de ponta para tratamentos de alta complexidade. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (51) 3214.8100.
As informações neste site possuem caráter informativo e não substituem a consulta com um médico.