Hipertensão arterial: mantenha a continuidade do tratamento

tratamento hipertensão arterial

A hipertensão arterial, também conhecida como pressão alta, é uma doença crônica que ocorre quando os níveis da pressão sanguínea nas artérias estão elevados. Esse problema faz com que o coração precise realizar um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue circule de forma adequada pelo corpo, e pode ocasionar complicações como acidente vascular cerebral (AVC), infarto e insuficiência cardíaca.

A importância do tratamento para hipertensão

A hipertensão, a longo prazo, pode causar consequências graves para a saúde. Por isso, é essencial ter o diagnóstico e seguir o tratamento adequado. A pressão pode ser controlada com uma mudança no estilo de vida e/ou com o uso de medicamentos.

Vale destacar que mesmo quando os medicamentos são prescritos, é imprescindível a adoção de um estilo de vida mais saudável, como mudança de hábitos alimentares, redução do consumo de sal, atividade física regular, cessação tabagismo, redução do consumo de álcool, controle do estresse, entre outros.
Outro fator importante é que a pressão alta é uma doença crônica sem cura. O tratamento não deve ser suspenso. Muitos pacientes iniciam o uso de medicamentos e, ao perceber que a pressão está estabilizada, decidem suspender o tratamento. Mas isso é um equívoco.

Se a pressão arterial está controlada com o uso de medicamentos, isso é um ótimo sinal, pois significa que o tratamento está fazendo efeito. Ao deixar de tomar os remédios, ela voltará a subir.

Em algumas situações, a pressão alta consegue ser controlada apenas com mudanças de hábitos, mas é necessária uma avaliação com o médico cardiologista antes de suspender qualquer remédio. E, mesmo que isso aconteça, o paciente deve continuar mantendo os cuidados com a saúde, os hábitos saudáveis e, claro, o acompanhamento com o cardiologista.

Sobre o Doutor Coração

Localizado no Hospital São Francisco da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e coordenado pelo Dr. Fernando Lucchese, este é um centro de referência no país, com serviços pioneiros e tecnologia de ponta para tratamentos de alta complexidade. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (51) 3214.8100 (também whatsapp).

As informações neste site possuem caráter educativo e não substituem a consulta com um médico.

WhatsApp
Telegram
Facebook
LinkedIn
Twitter
Email
Print