Problema que causa dores e pressão no peito, a angina se caracteriza pela diminuição do fluxo de sangue nas artérias que levam nutrientes e oxigênio ao coração.
A condição, também conhecida como isquemia cardíaca, costuma ocorrer quando há estreitamento ou obstrução nas artérias responsáveis por levar o sangue ao coração. Esse problema deve ser tratado o quanto antes, pois pode evoluir e levar a outras complicações, infarto, arritmia e Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Em geral, a angina costuma ser causada pela chamada aterosclerose, que é o acúmulo de placas de gordura e outras substâncias nas artérias coronárias. Assim, as artérias acabam se estreitando ou ficando e obstruídas, e o volume de sangue que passa por elas diminui. Quando há essa baixa e a oferta de oxigênio ao coração é insuficiente, a dor e o desconforto no peito aparecem, e são um alerta.
A aterosclerose pode ocorrer por diferentes motivos, como em razão do avanço da idade, histórico familiar, hipertensão e diabetes. Hábitos ruins, com o tabagismo, a má alimentação e o sedentarismo, também podem levar ao problema.
Os principais sintomas da angina são justamente a dor e desconforto no centro do peito, que surge como um aperto ou estrangulamento e dura por até quinze minutos. Essas sensações costumam ocorrer normalmente após algum esforço físico ou estresse emocional. Ao relaxarem, os pacientes costumam observar alívio das dores.
Às vezes, esse desconforto pode se alastrar para os braços, mandíbula e pescoço. Outros sintomas são náusea, suor frio, falta de ar e indigestão.
Vale ressaltar que angina não é o mesmo que ataque cardíaco. Uma crise de angina pode não causar lesão permanente ao coração, enquanto que um ataque cardíaco sim. Nem todas as pessoas com angina vão sofrer um ataque cardíaco, mas o risco é aumentado.
Diagnóstico e tratamento da angina
O diagnóstico do problema deve ser feito por um cardiologista capacitado, que poderá solicitar exames para verificar cada caso.
O tratamento será escolhido com base nas características do paciente e do problema. Em alguns casos, pode ser recomendado o uso de medicamentos para o alívio de sintomas e reduzir as crises de angina. Também pode ser indicada uma mudança de hábitos no dia a dia, como parar de fumar e praticar exercícios, além de fazer o controle de problemas como diabetes e pressão alta.
Em casos mais graves, as cirurgias para desobstrução das artérias entupidas pode ser uma alternativa.
Previna-se
Como já mencionado, alguns hábitos podem ajudar a prevenir contra a angina e demais problemas de saúde em geral. Um deles é a prática de exercício físico de forma regular, que ajuda a manter o organismo em movimento e mais saudável. Abandonar o tabagismo e optar por uma alimentação equilibrada também irão trazer benefícios.
Além disso, mantenha o acompanhamento médico em dia, fazendo consultas e exames de rotina de forma periódica.
Sobre o Doutor Coração
Doutor Coração é um serviço que reúne os melhores especialistas da área cardiológica em Porto Alegre.
Localizado no Hospital São Francisco da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e coordenado pelo Dr. Fernando Lucchese, este é um centro de referência no país, com serviços pioneiros e tecnologia de ponta para tratamentos de alta complexidade. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (51) 3214.8100.
As informações neste site possuem caráter educativo e não substituem a consulta com um médico.