Aterosclerose: quais os riscos para o seu coração?

aterosclerose

Aterosclerose é o acúmulo das placas de gordura que se acumulam nas artérias do nosso corpo. Esses depósitos dificultam a passagem de sangue dos vasos e pode levar à infartos, derrames e até morte súbita.

Quando nascemos, não há placas de gordura nos vasos. Mas, com o passar do tempo e condições como colesterol LDL (o chamado “ruim”) elevado, diabetes, hipertensão sem controle, sedentarismo e tabagismo, acumulamos aterosclerose em nossas artérias.

Por ser silenciosa, assim como muitas doenças do coração, muitos pacientes só descobrem quando a formação de placas de gordura causa a obstrução total da artéria, em situação de emergência. Por isso, é importante manter bons hábitos e fazer exames regularmente para acompanhar possíveis alterações.

Por que a aterosclerose merece atenção?

Essa condição é degenerativa e leva ao endurecimento das paredes arteriais. Essa alteração faz com que a passagem pelos vasos seja obstruída, ou seja, o fluxo sanguíneo é prejudicado e os órgãos não recebem a quantidade necessária de sangue e oxigênio.

As placas de gordura provocam problemas diferentes, dependendo de onde comprometem a circulação sanguínea. Na região do coração, podem causar angina (dor no peito) ou até infarto. Já no cérebro, há o risco de AVC, por exemplo. Estes casos, quando não tratados adequadamente e com brevidade, podem levar à morte.

Por isso, é essencial realizar os exames de rotina, principalmente quando há fatores de risco. Assim, é possível diagnosticar o problema de forma precoce, evitando complicações.

Sobre o Doutor Coração

Doutor Coração é um serviço que reúne os melhores especialistas da área cardiológica em Porto Alegre.
Localizado no Hospital São Francisco da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e coordenado pelo Dr. Fernando Lucchese, este é um centro de referência no país, com serviços pioneiros e tecnologia de ponta para tratamentos de alta complexidade. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (51) 3214.8100.

As informações neste site possuem caráter informativo e não substituem a consulta com um médico.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
Share on print
Print