Eletrofisiologia e Arritmias Pediátricas

No ritmo

CORRETO

O Serviço de Arritmia Pediátrica do Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA) oferece tratamento de ponta para pacientes com alterações no ritmo cardíaco.

As anormalidades do ritmo cardíaco fazem com que o coração bata de forma rápida ou muito lenta podendo levar ao comprometimento da função cardíaca e sua incapacidade de manter o paciente em condições estáveis de vida. As arritmias cardíacas podem estar presentes em pacientes com ou sem doença no coração e independente da causa podem aparecer em crianças de todas as idades, inclusive na vida intra-uterina. Dentre as causas mais comuns estão as vias acessórias, pacientes portadores de doença cardíaca congênita (pré e pós-operatório),  doenças do músculo cardíaco, doenças genéticas, entre outras causas. 

A eletrofisiologia do Hospital da Criança Santo Antônio oferece diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos pacientes portadores de todas as arritmias cardíacas, ambulatorial e internados, oferecendo o que de melhor e mais moderno existe no campo das arritmias.

O serviço de arritmia do HCSA conta com uma equipe multidisciplinar e especializada no atendimento dos pacientes. 

Nos casos em que as arritmias não são adequadamente controladas pelos medicamentos administrados, e levando também em consideração a preferência do paciente e familiares, uma opção é o Estudo eletrofisiológico + Ablação. Essa opção tem a finalidade diagnóstica e terapêutica podendo levar a cura para a criança com altas taxas de sucesso, não apresentando mais arritmia, sem a necessidade de manter os medicamentos levando a melhora da qualidade de vida.

O exame é realizado com acompanhamento anestésico e após a introdução de pequenos cateteres que chegam ao coração pelas veias da perna, podemos verificar a causa da arritmia e conforme o diagnóstico encontrado realizar a cauterização da mesma (ablação).

Nosso serviço oferece a tecnologia da CRIO-ablação, único no Rio Grande do Sul, que utiliza o frio como fonte de energia, possibilitando a realização de procedimentos que envolvam a presença de vias acessórias chamadas de para-hissianas, localizadas junto ao sistema elétrico normal do paciente. Com esse equipamento é possível verificar se a cauterização cessará a condução elétrica pela via acessória sem danificar o sistema elétrico natural do paciente, chamado de “criomapping”. 

Os marcapassos são comumente indicados para os pacientes que apresentam frequências cardíacas lentas ou em casos que a atividade elétrica da parte de cima do coração (átrios) não consegue passar para a parte de baixo (ventrículos), chamados de bloqueios atrioventriculares. Dentre as causas mais frequentes estão os bloqueios atrioventriculares congênitos e pacientes submetidos a correções de cardiopatia congênita (bloqueios pós-operatórios).

O serviço vem realizando o implante de marcapasso Hissiano, que tem como finalidade fazer uma estimulação mais fisiológica, evitando assim que os pacientes apresentem perda progressiva da força do coração, comumente encontrada nos pacientes com estimulação convencional. 

Os desfibriladores são indicados para a prevenção de morte súbita em decorrência de arritmias ventriculares muito rápidas. Dentre as causas mais comuns estão as cardiomiopatias, doenças genéticas e cardiopatias congênitas. 

Little girl in a protective mask with a wooden decorative heart in her hands.

Exames realizados

Eletrocardiograma - ECG

Exame que permite avaliar a função cardíaca, identificando eventuais anormalidades no coração.

Holter

Exame Monitorização eletrocardiográfica contínua da atividade elétrica do coração por um período de 24 horas durante um dia normal na vida do indivíduo.

Monitor de eventos

Método diagnóstico para a investigação de sintomas como palpitação, tontura, dor no peito e desmaio que ocorrem de forma esporádica.

Teste ergométrico

Exame que monitoriza o coração durante atividade física controlada realizada em esteira.

Marcapasso e Cardiodesfibriladores

Colocação de pequeno aparelho perto do coração para regular os batimentos cardíacos.

Equipe médica

SALOMAO-SCHAMES-NETO-CRM-20883 (1)

Dr. Salomão Schames Neto

CRM 20883 - RS | RQE 14019 | RQE 22591

Responsável pelo serviço de Arritmia Cardíaca Pediátrica da Santa Casa de Porto Alegre.

Formação em Eletrofisiologia Cardíaca Invasiva em Madri (Espanha). Possui formação em Eletrofisiologia Cardíaca Pediátrica Invasiva pelo Hospital Pequeno Príncipe (Curitiba). É Especialista em Eletrofisiologia Cardíaca Invasiva pela Sociedade Brasileira de Cardiologia/SOBRAC

FOTO (1)

Dra. Luisa Pigatto Kalil

CRM 35084 - RS | RQE 34658

Responsável pela internação cardiológica clínica e atendimento ambulatorial do Serviço de Cardiologia Pediátrica do Hospital da Criança Santo Antônio. Possui formação em Cardiologia Pediátrica pelo Instituto do Coração de São Paulo (Incor) e em Eletrofisiologia Clínica e Arritmias Cardíacas pelo Instituto Dante Pazzanese (São Paulo) .

Contato

TELEFONE

(51) 3214.8000

Endereço

Hospital da Criança Santo Antônio | Av. Independência, 155 – Centro Histórico, Porto Alegre – RS

Horário de atendimento telefônico

Das 7h às 22h, todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados. 

Doutor Coraçãozinho reúne o que há de mais capacitado, eficiente e contemporâneo no atendimento clínico e cirúrgico para o tratamento de doenças e condições que acometem os corações de crianças, desde a fase fetal.

CONTATO

Hospital da Criança Santo Antônio | Av. Independência, 155 – Centro Histórico, Porto Alegre – RS

(51) 3214.8000

Agendamento de consultas por telefone das 7h às 22h, todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados. 

Copyright 2020 Doutor Coração | Doutor Coraçãozinho.

Desenvolvido por Evolua Doutor