Por que devemos controlar os níveis de Triglicerídios?

imagemposttrigliceridios

Chamamos de triglicerídeos (ou triglicérides) as moléculas de gordura que ficam no sangue e circulam pelo corpo. Elas são responsáveis pela reserva de energia do organismo e são essenciais para manter o corpo em funcionamento. Mas, em excesso, estão associadas a diferentes problemas cardiovasculares e à pancreatite
Grande parte dos triglicerídeos são produzidos pelo fígado e outra quantia é gerada em razão de alimentos ricos em gordura e carboidratos que comemos.

Causas dos altos níveis de Triglicerídios

A genética é uma das causas, mas fatores ligados a hábitos de vida também estão entre os principais fatores, como o consumo em excesso de carboidratos, gordura e de bebida alcoólica. Esses itens, quando consumidos, promovem a produção da substância pelo organismo.

Portanto, para controlar os níveis altos de triglicerídeos, pode ser preciso adequar o consumo de massas, pães, doces e bebidas como vinho e cerveja. Em outros casos, o aumento dos níveis pode estar relacionado com alguma doença, como hipotireoidismo.

Sintomas

Trata-se de um problema silencioso. A ausência de sintomas reforça a necessidade de manter em dia as consultas e os exames de rotina junto ao médico. Muitas vezes, as altas taxas de triglicérides só são descobertas quando há complicações. O diagnóstico é realizado por meio de um exame de sangue. Se o nível estiver alterado, o médico pode investigar as causas e indicar as opções de tratamento.

Duas das principais recomendações para prevenir o problema e controlar os níveis de triglicerídeos no organismo são manter uma dieta equilibrada, com alta ingestão de legumes, verduras e frutas, e inserir atividades físicas no dia a dia, evitando o sedentarismo. Outra orientação importante é observar a ingestão de bebidas alcoólicas, que, quando em excesso, pode contribuir para o surgimento do problema.

Complicações

Quando não há controle adequado, os níveis altos de triglicérides aumentam o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como AVC e infarto – principalmente se há também desequilíbrio nos níveis de colesterol. Além disso, também está associado à esteatose hepática (acúmulo de gordura no fígado) e pancreatite.

Sobre o Doutor Coração

Doutor Coração é um serviço que reúne os melhores especialistas da área cardiológica em Porto Alegre.
Localizado no Hospital São Francisco da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e coordenado pelo Dr. Fernando Lucchese, este é um centro de referência no país, com serviços pioneiros e tecnologia de ponta para tratamentos de alta complexidade. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (51) 3214.8100.

As informações neste site possuem caráter informativo e não substituem a consulta com um médico.

WhatsApp
Telegram
Facebook
LinkedIn
Twitter
Email
Print