Aferir a pressão arterial é uma prática utilizada com muita frequência em consultas médicas, porque representa a medição do momento, revelando se o paciente está com problemas. Porém, os dados são vagos para determinar doenças crônicas, justamente por ser uma avaliação instantânea. Para um diagnóstico preciso os especialistas podem indicar a aplicação do exame conhecido como MAPA 24H (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial). O monitoramento contínuo, durante 24 horas, identifica horários de pico de pressão, momentos críticos e variações durante o dia do paciente.
A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) indica o exame nos seguintes casos:
- Hipertensão resistente;
- Suspeita de hipertensão mascarada;
- Avaliação da eficácia do tratamento anti-hipertensivo;
- Suspeita de hipertensão durante o sono;
- Avaliação do descenso da pressão arterial durante o sono;
- Hipertensão na gestação;
- Avaliação de sintomas;
- Identificação de possíveis picos de pressão;
- Identificação de possíveis episódios de hipotensão;
- Avaliação de episódios de síncope lipotímia;
- Avaliação de hipertensos limítrofes;
- Avaliação de neuropatia autonômica;
- Avaliação da pressão arterial em idosos;
- Identificação de possíveis episódios de hipotensão postural.
Como é feito o MAPA 24H?
O MAPA é colocado no braço do paciente como um bracelete, onde permanecerá por 24 horas. Através de um dispositivo inserido na cintura e conectado a uma braçadeira, o exame tem acesso a várias medidas de pressão arterial e comportamentos durante o período.
O aparelho realiza a medição automática, e geralmente, é calibrado para medir a cada 20 minutos durante o dia e a cada 30 minutos no período da noite.
Passadas as 24 horas, o paciente retorna ao consultório, onde os dados do aparelho são enviados para um software específico, que mapeia as pressões registradas. É a partir dessas informações que o cardiologista avalia a saúde do paciente.
Como é o preparo para do MAPA 24H?
Para um resultado satisfatório o paciente precisa seguir algumas diretrizes indicadas pelo cardiologista, como:
- Manter a rotina habitual;
- Não tomar banho durante as 24 horas do exame;
- Vestir roupas confortáveis para não limitar o movimento do manguito;
- Seguir a orientação sobre os medicamentos de uso crônico;
- Evitar a prática de exercícios físicos nas 24 horas anteriores ao exame.
Qual a avaliação do médico sobre o exame?
O MAPA fornece uma visão completa do comportamento da pressão arterial ao longo de um dia, o que auxilia no diagnóstico correto da hipertensão e da eficácia de medicamentos em pacientes hipertensos.
Em alguns casos, por exemplo, pessoas hipertensas têm picos de pressão apenas durante o sono, ou quando desempenham uma atividade específica como esforço físico. Existem pessoas, ainda, que possuem a chamada “hipertensão do jaleco branco”, quando ocorre o aumento da pressão arterial somente dentro do consultório médico. Para confirmar se o aumento da pressão arterial foi um evento isolado gerado por este nervosismo ou se é realmente uma patologia, é indicada a realização de um exame chamado MAPA. Tudo isso é essencial para diagnosticar e tratar a hipertensão da forma correta.
Lembre-se: manter a pressão arterial regulada é um item importante para o cuidado com a sua saúde. Se você tem casos de hipertensão na família, redobre os cuidados e procure um médico cardiologista para acompanhamento.
Sobre o Doutor Coração
Doutor Coração é um serviço que reúne os melhores especialistas da área cardiológica em Porto Alegre.
Localizado no Hospital São Francisco da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e coordenado pelo Dr. Fernando Lucchese, este é um centro de referência no país, com serviços pioneiros e tecnologia de ponta para tratamentos de alta complexidade. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (51) 3214.8100.
As informações neste site possuem caráter informativo e não substituem a consulta com um médico.