O Hospital Nora Teixeira, o oitavo do Complexo Hospitalar da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, no Centro Histórico, foi inaugurado nesta quinta-feira (19) quando a instituição de saúde completa 220 anos de fundação. A cerimônia será realizada às 16h na praça Alexandre Grendene Bartelle para convidados, funcionários e corpo clínico do hospital. Com 30 mil metros quadrados de área e 15 andares, o hospital teve um investimento de R$ 284 milhões – deste total R$ 230 milhões foram de doações de empresários.
Nesses 30 mil metros quadrados está situada a nova emergência SUS (que passou dos 600 metros quadrados para 2.325 metros quadrados). A maternidade e Centro da Mulher funciona no primeiro andar. O segundo andar é ocupado pelo Centro de Oncologia. No terceiro andar, funciona a UTI. Do 4º ao 9º andar funcionam as unidades de internação que levam o nome de empresários gaúchos. A estrutura interliga as outras unidades do complexo hospitalar.
Estruturalmente, o Hospital Nora Teixeira conta com 219 leitos em nove andares dedicados exclusivamente ao atendimento de pacientes particulares e de convênios. Integrado aos outros hospitais da Santa Casa, todos especializados em medicina de alta complexidade – cardiologia, neurologia e neurocirurgia, pediatria, ginecologia e obstetrícia, pneumologia e cirurgia torácica, oncologia e transplantes – possui um andar exclusivo para oncologia.
No evento de lançamento do hospital, O Dr. Fernando Lucchese, que ocupa a chefia da Cardiologia e Cirurgia Cardíaca da Santa Casa e também assume com Diretor-Médico da nova unidade, destacou algumas informações sobre cada andar. Na oncologia, por exemplo, ele anunciou que o Hospital fechou uma parceria com o Eintein. “Teremos uma oncologia diferenciada, completamente conectada ao nosso Hospital Santa Rita dirigido pelo dr. Nocchi Kalil. Estamos ampliando a nossa oncologia e tornando-a de ponta. Dos equipamentos que nós teremos aqui, muitos não existem em Porto Alegre. Fechamos um contrato com a Rede de Oncologia do Einstein para ser nosso tutor da nossa área de oncologia, inclusive com a participação de profissionais. Em resumo, estamo trazendo o Einstein para o Rio Grande do Sul “, anunciou.
No discurso, Lucchese também explicou os diferenciais que fazem com que a UTI do Nora Teixeira seja a mais moderna do Brasil. Entre os destaque está uma cama inovadora que ajuda a diminuir as úlceras de pressão (escaras), lesões comuns da pele que acomete pacientes acamados por muito tempo. “Tem coisas fantásticas nesta UTI. Por exemplo, trouxemos camas da República Tcheca, uma novidade no Brasil. Estas camas são verdadeiros computadores. Elas mudam a posição do paciente, programando novas posições para que se evitem as escaras. Quando ela identifica que há um perigo para a segurança do paciente ela comunica o centro de enfermagem. Ela também manda sinais vitais, peso do paciente.
Texto e foto: Santa Casa