O estudo ‘Desenvolvimento e aplicação de inteligência artificial para predição de risco de pacientes submetidos à troca valvar aórtica’, desenvolvido no Centro de Pesquisas em Cirurgia Cardiovascular do Hospital São Francisco, foi premiado no Congresso SOCERGS 2022 na categoria Melhor Tema Livre Oral – Clínica.
O estudo criou um sistema de predição de risco de óbito para pacientes submetidos à troca valvar aórtica, uma das cirurgias cardiovasculares mais comuns em todo o mundo. Os escores de risco tradicionais têm limitações e, desta forma, a utilização de modelagens matemáticas mais sofisticadas e sua implementação por meio de linguagem de programação pode ser uma alternativa viável e superior.
Utilizando uma modelação de dados por meio de uma rede neural artificial com múltiplas camadas, foi possível criar um modelo de predição superior aos escores de risco tradicionais. As técnicas utilizadas no desenvolvimento do trabalho fazem parte do escopo das ciências de dados, que engloba o conjunto de conhecimentos necessários para construir inteligências artificiais.
A publicação tem autoria de Álvaro Rösler, Vinícius Prediger, Gustavo Ferreira, Jonathan Fraporti, Gabriel Constantin, Pedro Nectoux, dra. Marcela Cunha Sales e dr. Fernando Lucchese.
Texto: Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre
Foto: Arquivo pessoal