Você já deve ter ouvido falar sobre eletrocardiograma (ECG). Trata-se de um exame simples, não invasivo e indolor, mas que permite ao médico cardiologista obter informações valiosas sobre a saúde do seu coração.
O eletrocardiograma mede, de modo simplificado, as correntes elétricas emitidas pelo músculo cardíaco. Isso permite identificar a existência de problemas no ritmo, na quantidade e na velocidade das batidas. Confira abaixo as principais dúvidas sobre o exame:
Qual a função do eletrocardiograma?
O eletrocardiograma grava as informações elétricas que o coração emite, de acordo com as suas batidas. No final, é impressa uma representação gráfica da atividade, o que permite observar se os batimentos cardíacos estão no ritmo normal ou não.
Estas informações auxiliam na investigação e identificação de:
- Arritmias
- Aumento de cavidades cardíacas
- Doenças coronarianas
- Sopro cardíaco
- Infarto do miocárdio
- Problemas nas válvulas do coração, entre outras condições.
Como funciona o exame?
O eletrocardiograma é um exame rápido. O paciente permanece deitado enquanto eletrodos são fixados no tórax, braços e pernas. Esses eletrodos irão detectar a atividade elétrica do músculo cardíaco e transmitir a informação para um aparelho chamado eletrocardiógrafo. Isso dura apenas alguns minutos e não causa nenhuma dor ao paciente.
Quais as indicações do eletrocardiograma?
Alguns sintomas podem indicar a necessidade do exame, como:
- Dor no peito;
- Sensação de compressão ou queimação no tórax;
- Desmaios frequentes;
- Falta de ar;
- Cianose (mucosas, como os lábios, e pontas dos dedos arroxeadas);
- Palpitações no coração;
- Batimentos cardíacos acelerados.
O eletrocardiograma também costuma ser solicitado durante o check-up, bem como em consultas de rotina dependendo do histórico do paciente (diagnóstico de diabetes, hipertensão ou histórico de doenças cardiovasculares na família, por exemplo). Trata-se de um teste que pode ser muito útil para garantir a qualidade de vida e o bem-estar do paciente.
Qual o preparo para este exame?
Não são necessárias alterações significativas na rotina antes do exame. Algumas dicas podem ajudar:
- Informe todo medicamento ao médico, pois algumas substâncias podem causar alterações no resultado.
- O paciente não deve realizar atividades físicas nos 10 minutos que antecedem a realização do exame.
- Não há restrições na alimentação, mas o consumo de álcool antes do exame não é recomendado, pois pode alterar os batimentos cardíacos.
- Utilize roupas leves e confortáveis, que possam ser retiradas com facilidade.
Quem não pode fazer?
O eletrocardiograma não tem contraindicações e não apresenta riscos. Qualquer pessoa, inclusive gestantes, pode realizar o exame.
E os resultados?
O gráfico do ECG é impresso na mesma hora, permitindo ao médico avaliar o comportamento do coração logo após a finalização do exame. Em alguns casos, pode ser solicitado repeti-lo ou fazer exames complementares. Vale destacar que apenas um médico poderá interpretar os resultados do eletrocardiograma com segurança.
Sobre o Doutor Coração
Doutor Coração é um serviço que reúne os melhores especialistas da área cardiológica em Porto Alegre.
Localizado no Hospital São Francisco da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e coordenado pelo Dr. Fernando Lucchese, este é um centro de referência no país, com serviços pioneiros e tecnologia de ponta para tratamentos de alta complexidade. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (51) 3214.8100.
As informações neste site possuem caráter informativo e não substituem a consulta com um médico.