Cardiopatias congênitas: entenda o que é isso

Cardiopatias congênitas

Doenças cardíacas congênitas, ou cardiopatias congênitas, são quaisquer alterações na função ou na estrutura do coração. Esses problemas surgem nas primeiras semanas de gestação, quando o órgão se forma no bebê, antes mesmo do nascimento.

As doenças desse tipo em geral envolvem alteração em alguma válvula cardíaca (impactando na passagem do fluxo sanguíneo), nas paredes do coração ou na formação de apenas um ventrículo. Há também os casos em que os problemas ocorrem de forma conjunta.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que cerca de 130 milhões de crianças no mundo tenham algum tipo de cardiopatia congênita. Uma relação de um caso a cada cem nascimentos, segundo a American Heart Association, chegando a 1,35 milhão de doentes por ano. Conforme a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), as cardiopatias congênitas estão entre as principais causas de mortalidade infantil.

Por isso, o diagnóstico precoce é essencial, sendo a melhor alternativa para a criança que nasce com o problema. Quando detectada precocemente, principalmente no caso de cardiopatias mais graves, o parto deve ser planejado e acompanhado por médicos especializados. 

Embora esse tipo de problema não possa ser evitado, o acompanhamento da anormalidade desde o início aumenta as chances de sucesso no tratamento e pode proporcionar maior qualidade de vida ao paciente.

O tratamento a ser recomendado também dependerá das características apresentadas em cada caso. Em muitos casos, o procedimento cirúrgico é a melhor indicação. Importante ressaltar que, com tratamento apropriado, o prognóstico é geralmente bom, mesmo dos problemas mais complexos.

Cardiopatias congênitas: centro especializado em Porto Alegre

O Instituto Materno-Fetal Celso Rigo da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre possui uma estrutura para diagnóstico e tratamento das principais doenças congênitas, tanto no período pré-natal como pós-natal. E o Hospital da Criança Santo Antônio, por meio do Serviço de Cirurgia Cardiovascular Pediátrica, é um dos mais importantes centros cirúrgicos do país no tratamento dessas patologias, recebendo pacientes de todos os estados brasileiros. 

Sobre o Doutor Coração

Doutor Coração é um serviço que reúne os melhores especialistas da área cardiológica em Porto Alegre.
Localizado no Hospital São Francisco da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e coordenado pelo Dr. Fernando Lucchese, este é um centro de referência no país, com serviços pioneiros e tecnologia de ponta para tratamentos de alta complexidade. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (51) 3214.8100.

Referências: Sociedade Brasileira de Cardiologia e American Heart Association

As informações neste site possuem caráter informativo e não substituem a consulta com um médico.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
Share on print
Print