Atenção para o excesso de sódio nos alimentos

sal

Quase todo mundo sabe que o consumo do sal em excesso pode afetar o sistema cardiovascular, certo? Além disso, está associado com o aumento da pressão arterial.

Mas além do sal de cozinha, utilizado para temperar os alimentos, o sódio também influencia na saúde. E esta substância nem sempre está somente nos alimentos salgados, mas também em grande parte dos industrializados.

Por atuar como conservante natural, o sódio faz parte de muitos componentes em alimentos industrializados, como:

  • Macarrão Instantâneo
  • Comida pronta congelada
  • Sopa instantânea
  • Temperos prontos
  • Bolachas e biscoitos
  • Carnes processadas

Para driblar o consumo de sódio, opte sempre que possível por alimentos frescos e preparados na hora, isso já irá reduzir a quantidade ingerida. Fique de olho no rótulo das embalagens e faça boas escolhas!

Outra sugestão é a substituição do sal por temperos naturais como alho, cebola, ervas aromáticas, manjericão, alecrim, orégano, salsinha, sálvia, tomilho, entre outros.

Qual a quantidade ideal?

Segundo dados do Ministério da Saúde, os brasileiros consomem, em média, 12 g de sal por dia, o equivalente a 4.800 mg de sódio. Esse volume é mais do que o dobro do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que recomenda a ingestão máxima diária de 5g de sal ou 2.000 mg de sódio.

Quando foi a última vez que você aferiu sua pressão arterial? Agende uma consulta com nossos especialistas e cuide da sua saúde!

Sobre o Doutor Coração

Doutor Coração é um serviço que reúne os melhores especialistas da área cardiológica em Porto Alegre.
Localizado no Hospital São Francisco da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e coordenado pelo Dr. Fernando Lucchese, este é um centro de referência no país, com serviços pioneiros e tecnologia de ponta para tratamentos de alta complexidade. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (51) 3214.8100.

As informações neste site possuem caráter informativo e não substituem a consulta com um médico.

WhatsApp
Telegram
Facebook
LinkedIn
Twitter
Email
Print