Ataque cardíaco ou Parada cardíaca: qual a diferença?

Ataque cardíaco ou Parada cardíaca

Apesar de serem condições graves ao coração, ataque cardíaco e parada cardíaca são duas condições diferentes, embora possam estar relacionadas.

O Ataque Cardíaco, também conhecido como infarto do miocárdio, ocorre quando há uma obstrução súbita em uma ou mais das artérias coronárias, que fornecem sangue rico em oxigênio ao músculo cardíaco (miocárdio). Os sintomas incluem dor no peito, que pode se espalhar para o braço esquerdo, mandíbula, pescoço e costas. Outros sintomas podem incluir falta de ar, sudorese, náusea e vômito.

Já a Parada Cardíaca, chamada de parada cardiorrespiratória, ocorre quando o coração para de bater repentinamente. Isso pode ser causado por razões como ritmos cardíacos anormais (arritmias), trauma, overdose de drogas, eletrocussão, insuficiência cardíaca avançada ou outros problemas cardíacos graves. Os sintomas são causa de emergências, pois a pessoa perde a consciência e para de respirar normalmente. É quando o coração não está batendo ou está batendo de forma ineficaz, o que significa que não está bombeando sangue para o corpo.

Apesar das diferenças, um ataque cardíaco pode levar à parada cardíaca se não for tratado rapidamente, pois a falta de oxigênio para o músculo cardíaco pode resultar em ritmos cardíacos perigosos.

A prevenção é fundamental para evitar complicações cardíacas, como aterosclerose e problemas de ritmo cardíaco. Em caso de qualquer sintoma, busque orientação médica.

O Hospital São Francisco conta com uma equipe de especialistas altamente qualificados para cuidar de você. Acesse o link e confira.

Sobre o Doutor Coração

Localizado no Hospital São Francisco da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e coordenado pelo Dr. Fernando Lucchese, este é um centro de referência no país, com serviços pioneiros e tecnologia de ponta para tratamentos de alta complexidade. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (51) 3214.8100 (também whatsapp).

As informações neste site possuem caráter educativo e não substituem a consulta com um médico.

WhatsApp
Telegram
Facebook
LinkedIn
Twitter
Email
Print