Hoje, no Dia Nacional de Conscientização sobre as Cardiopatias Congênitas, é essencial aumentarmos a visibilidade dessas condições. Cardiopatias congênitas são malformações no coração, presentes desde o nascimento, e são mais comuns do que se imagina, afetando cerca de 0,8 a 1% dos recém-nascidos. Isso significa que anualmente, no Brasil, entre 28 a 30 mil crianças nascem com problemas cardíacos.
A boa notícia é que a maioria dessas condições pode ser tratada, especialmente quando diagnosticadas precocemente. Com os avanços médicos, hoje é possível detectar essas doenças antes do nascimento através de um pré-natal adequado e do ecocardiograma fetal. Este exame de ultrassom, realizado por especialistas a partir da 20ª semana de gestação, permite detalhar a formação e o funcionamento do coração do feto. Isso possibilita planejar o nascimento em condições ideais e iniciar o tratamento imediatamente após o parto, prevenindo complicações futuras.
Cardiopatias congênitas também podem se manifestar durante a infância. Portanto, é essencial manter um acompanhamento regular com o pediatra. Se houver suspeita de cardiopatia, a criança deve ser encaminhada a um cardiologista pediátrico para realizar os exames necessários, confirmando o diagnóstico e iniciando o tratamento adequado.
O tratamento das cardiopatias congênitas mais graves exige uma equipe multidisciplinar e especializada, incluindo cardiologistas pediátricos, cirurgiões cardíacos e especialistas em exames de imagem cardiovascular. Além disso, é essencial contar com uma infraestrutura completa e conhecimentos científicos atualizados. Com essas medidas, o prognóstico de muitas cardiopatias graves tem melhorado significativamente, proporcionando uma melhor qualidade de vida e um futuro mais promissor para essas crianças e suas famílias.
Na Santa Casa de Porto Alegre, através do Hospital da Criança Santo Antônio, há um centro de referência para o tratamento das cardiopatias congênitas na região Sul e em todo o Brasil. A instituição está equipada para realizar todos os exames diagnósticos em cardiologia, como ecocardiograma fetal e pediátrico, angiotomografia, ressonância magnética cardíaca, além de procedimentos em hemodinâmica, eletrofisiologia e cirurgias cardíacas complexas.
Ecocardiograma fetal
Este é o exame mais importante na descoberta de alterações do coração durante a formação do bebê. Com ele, é possível detectar qualquer tipo de doença cardíaca, antes mesmo do seu nascimento.
Isso permite um diagnóstico precoce e a possibilidade de tratamento no tempo certo para determinadas doenças. O exame é seguro e deve ser realizado por médicos especialistas a partir das 20 semanas de gestação. Para agendar seu exame, entre em contato pelo telefone (51) 3214-8661.
Instituto Materno Fetal-Celso Rigo da Santa Casa
O Instituto Materno-Fetal Celso Rigo disponibiliza todos os exames obstétricos disponíveis para cuidar de todas as mamães e bebês antes mesmo do nascimento.
Com uma equipe altamente qualificada e multidisciplinar, o centro possui protocolos bem estabelecidos, baseados em evidências científicas atualizadas, para que o atendimento seja personalizado e focado no bem-estar do bebê e dos seus pais.
Agende sua consulta pelo telefone (51) 3214-8661.