Hoje vamos explicar sobre o Holter 24h, um exame que permite identificar possíveis distúrbios no ritmo do coração durante as atividades rotineiras do paciente.
Em geral, o Holter é solicitado quando um paciente relata sintomas frequentes como tontura, palpitação, falta de ar, desmaios e até escurecimento da visão. Isso porque esses sintomas podem indicar alterações e problemas cardíacos, como isquemia, taquicardias e arritmias.
Como funciona
Diferentemente de outros exames, que podem ser realizados em poucos minutos, essa técnica leva no mínimo 24 horas. Não há contraindicação para o exame, que é realizado de forma indolor e não invasiva.
Para fazer esse exame, um aparelho é colocado junto à cintura do paciente por 24 horas. Durante o período definido, o paciente deve desempenhar suas atividades de rotina normalmente — com exceção de tomar banho. O paciente também deve fazer anotações sobre suas sensações durante o dia. Sintomas como falta de ar, ritmo acelerado no peito e dores devem ser relatadas. Essas observações serão avaliadas pelo médico junto dos dados fornecidos pelo Holter, quando o aparelho for retirado.
Indicações do do Holter 24h
Algumas indicações do Holter 24h incluem:
- Avaliação as variações do ritmo e da frequência cardíaca;
- Investigação de sintomas de palpitação, tontura, falta de ar, arritmia e desmaios;
- Acompanhamento de pacientes com problemas cardíacos diagnosticados e de portadores de marcapasso;
- Complemento de outras avaliações cardiológicas.
- Eletrocardiograma alterado, visando aprofundar a investigação.
Sobre o Doutor Coração
Doutor Coração é um serviço que reúne os melhores especialistas da área cardiológica em Porto Alegre.
Localizado no Hospital São Francisco da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e coordenado pelo Dr. Fernando Lucchese, este é um centro de referência no país, com serviços pioneiros e tecnologia de ponta para tratamentos de alta complexidade. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (51) 3214.8100.
As informações neste site possuem caráter informativo e não substituem a consulta com um médico.