Popularmente conhecida como “pressão alta”, a Hipertensão Arterial Sistêmica é uma das disfunções mais prevalentes na população. Infelizmente, o problema ainda segue sendo negligenciado, podendo causar diversas complicações à saúde.
A hipertensão é responsável por desencadear até 80% dos casos de derrame cerebral e 60% dos casos de ataque cardíaco registrados no país. Dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia indicam que cerca de 36 milhões (32,5%) de pessoas adultas são hipertensas no país, sendo que metade não sabe da sua condição.
A doença é caracterizada por elevação sustentada dos níveis de pressão arterial, acima de 140×90 mmHg, mais conhecida como 14/9. Um dos desafios é a ausência de sintomas. Por isso, é importante manter hábitos saudáveis e aferir a pressão com regularidade.
Quais as causas da hipertensão?
Há fatores ambientais, comportamentais e genéticos. Alguns fatores comportamentais incluem obesidade, sedentarismo, tabagismo e hábitos alimentares inadequados (com ingestão elevada de álcool, sal e gordura).
Após o diagnostico
A hipertensão é uma doença crônica, mas que pode ser controlada com o uso de medicamentos e mudanças no estilo de vida. Quem é diagnosticado com hipertensão arterial incluir alguns cuidados como uma alimentação equilibrada e saudável, prática de atividade física regular e uso de remédios de controle (quando indicados pelo médico cardiologista).
O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial é uma campanha com o objetivo de educar a população quanto à importância da prevenção e cuidados com a pressão alta, pois é um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares.
Sobre o Doutor Coração
Doutor Coração é um serviço que reúne os melhores especialistas da área cardiológica em Porto Alegre.
Localizado no Hospital São Francisco da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e coordenado pelo Dr. Fernando Lucchese, este é um centro de referência no país, com serviços pioneiros e tecnologia de ponta para tratamentos de alta complexidade. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (51) 3214.8100.
As informações neste site possuem caráter informativo e não substituem a consulta com um médico.