O risco cirúrgico cardiológico é essencial antes de qualquer procedimento invasivo ao corpo. Ele serve para avaliar as condições de saúde para que sejam identificados riscos de complicações antes, durante e depois da cirurgia.
Todo procedimento possui algum risco. A função dessa avaliação é detectar as chances desses riscos ao paciente, levando em conta o contexto do tipo de cirurgia que será realizada. Assim, durante a avaliação de risco cirúrgico, o médico cardiologista realiza um levantamento do histórico de saúde, com uma entrevista detalhada e completa e, em alguns casos, solicita exames específicos.
Por que avaliar o risco cardiológico?
O aparelho cardiovascular é o mais sobrecarregado durante procedimentos cirúrgicos e precisa estar em boas condições durante as cirurgias. Por isso, a avaliação de um cardiologista antes do procedimento é imprescindível. Na consulta, ele irá analisar dados importantes sobre a saúde cardiovascular, que permitirá emitir um parecer seguro e assertivo pré-operatório.
Alguns fatores são levados em conta durante a consulta, como o histórico familiar, idade, estado geral de saúde, obesidade, tabagismo, alcoolismo, medicamentos utilizados e doenças associadas. Além disso, em pacientes com mais de 70 anos, é preciso analisar quais cirurgias realmente são necessárias, pois nessa idade há um maior risco de complicações.
Quais são as principais patologias associadas ao risco cirúrgico?
- Hipertensão
- Diabetes
- Arritmia
- Insuficiência cardíaca
- Insuficiência renal
- Doenças pulmonares
- Diabetes
É essencial avaliar o risco cirúrgico cardiológico?
Podemos afirmar que o exame é tão importante quanto a cirurgia em si. Os dados levantados antes do procedimento são essenciais para definir se a cirurgia pode ou não causar problemas à saúde do coração do paciente.
O risco cirúrgico é uma avaliação das condições clínicas de cada indivíduo baseada em critérios definidos pelas sociedades médicas, conforme modelos e escalas determinados.
Se você tem algum procedimento cirúrgico agendado ou sabe que precisa fazê-lo, agende sua consulta. Isso irá proporcionar mais segurança para a cirurgia e tranquilidade tanto para o paciente quanto para o corpo médico.
Sobre o Doutor Coração
Doutor Coração é um serviço que reúne os melhores especialistas da área cardiológica em Porto Alegre.
Localizado no Hospital São Francisco da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e coordenado pelo Dr. Fernando Lucchese, este é um centro de referência no país, com serviços pioneiros e tecnologia de ponta para tratamentos de alta complexidade. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (51) 3214.8100.
As informações neste site possuem caráter informativo e não substituem a consulta com um médico.