Conheça os 7 inimigos da saúde do seu coração

inimigos da saúde do seu coraçao

Você está cuidando do seu coração? Segundo a Organização Mundial de Saúde, mais de 80% das mortes por doenças cardiovasculares poderiam ser evitadas com mudanças de comportamento. Isso significa que nossos hábitos são fatores essenciais para a prevenção e cuidado da nossa saúde. Mas como? Conheça abaixo os 7 inimigos da saúde do coração:

1) Colesterol alto

Um alto índice de colesterol no organismo é prejudicial à saúde e pode dificultar o fluxo sanguíneo em órgãos fundamentais do corpo, como o coração e o cérebro. Nesses casos, o funcionamento dos órgãos pode acabar comprometido.

O colesterol conhecido como LDL (ou colesterol ruim) é uma das principais causas de doenças cardiovasculares, como o infarto e o AVC (acidente vascular cerebral), além de pressão alta.

Monitorar os níveis de colesterol e manter uma dieta equilibrada são algumas das formas de prevenção.

2) Hipertensão

A chamada “pressão alta”, quando não tratada, aumenta o risco de infarto, de AVC e de insuficiência cardíaca. Por isso, é importante medir a pressão arterial com regularidade, já que esta é uma doença que não apresenta sintomas em seus estágios iniciais. 

3) Cigarro

O cigarro é um dos principais inimigos da saúde, sendo o responsável por, pelo menos, 50 doenças. Na saúde cardiovascular não seria diferente: o consumo do tabaco está associado a doenças como a hipertensão, infarto, trombose, arritmias, AVC, entre outros.

4) Sedentarismo

Uma vida sedentária pode prejudicar a saúde de diferentes formas: o sedentarismo aumenta os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes tipo 2, depressão e alguns tipos de câncer.
Estimativas apontam que 80% da população é sedentária. As diretrizes da Organização Mundial de Saúde recomendam de 150 a 300 minutos de atividade física por semana.

5) Obesidade

A obesidade é um dos fatores mais graves quando falamos do coração e doenças cardiovasculares. Os riscos ocorrem, principalmente, quando a condição está associada ao sedentarismo e a uma alimentação rica em gorduras saturadas.

6) Álcool em excesso

Quando consumido em excesso, o álcool se torna um problema para o coração, aumentando os riscos de problemas cardiovasculares, inclusive em pessoas sem qualquer histórico de doenças. Para manter uma boa saúde, beba com moderação.

7) Diabetes sem controle

A diabetes tipo 2 é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares. Além disso, aumenta os riscos de outras patologias que já citamos acima, como colesterol e hipertensão. 
Dados do Ministério da Saúde indicam que o Brasil é o quarto país com maior número de diabéticos do mundo. Manter o nível de açúcar no sangue controlado é a melhor forma de prevenir complicações. Observe, principalmente, a presença de histórico na família ou outros fatores de risco. 

Sobre o Doutor Coração

Doutor Coração é um serviço que reúne os melhores especialistas da área cardiológica em Porto Alegre.
Localizado no Hospital São Francisco da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e coordenado pelo Dr. Fernando Lucchese, este é um centro de referência no país, com serviços pioneiros e tecnologia de ponta para tratamentos de alta complexidade. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (51) 3214.8100.

As informações neste site possuem caráter informativo e não substituem a consulta com um médico.

WhatsApp
Telegram
Facebook
LinkedIn
Twitter
Email
Print