Número de mortes por doenças cardiovasculares o primeiro semestre de 2021

doenças cardiovasculares

Os dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) são um alerta para o brasileiro: o número de óbitos por doenças cardiovasculares aumentou quase 7% nos primeiros seis meses de 2021, em relação ao mesmo período de 2020. De acordo com a entidade, 14 milhões de pessoas, aproximadamente, têm alguma doença no coração. Destas, 400 mil morrem todos os anos em decorrência das enfermidades, representando 30% de todas as mortes no país.

Os números assustam, mas também podem nos auxiliar com a prevenção. O colesterol elevado no sangue, por exemplo, é um dos principais fatores para doenças cardiovasculares e pode levar ao infarto e ao acidente vascular cerebral (AVC). A entidade avaliou em pesquisa que 67% das pessoas desconhecem os níveis de colesterol de seu organismo, por isso, torna-se essencial fazer exames periódicos e conhecer mais sobre as limitações de cada organismo.

Por que os números são tão altos?

A causa avaliada no Brasil remete à pandemia que estamos vivenciando desde 2020. O isolamento social fez com que muitos pacientes, que inclusive necessitam de exames periódicos, evitassem idas a laboratórios e especialistas para verificar seus níveis de colesterol.

Junta-se a isso, o fato de muitas pessoas passarem a maior parte do tempo em casa, sedentárias, e com a alimentação desregulada. Por medo da COVID-19 outros problemas foram surgindo, e a alta dos níveis de gordura no corpo é uma das consequências.

Como reduzir as doenças cardiovasculares no Brasil?

Seguir as recomendações da Organização Mundial da Saúde, para uma vida saudável pode ajudar a diminuir o número de doenças cardiovasculares em pacientes brasileiros. Praticar 150 minutos de atividade física por semana, manter uma dieta mais saudável e rica em nutrientes, além de voltar a realizar os exames de rotina são fatores que podem virar esse quadro. 

Com grande parte da população vacinada, o momento ainda é de cautela na pandemia, mas já é possível retomar atividades que antes não eram possíveis de serem realizadas, como exercícios ao ar livre e consultas com médicos para verificar a saúde de modo geral.

Agende a sua consulta com um de nossos especialistas e verifique sempre seus níveis de colesterol. Assim, podemos reduzir estes números.

Sobre o Doutor Coração

Doutor Coração é um serviço que reúne os melhores especialistas da área cardiológica em Porto Alegre.
Localizado no Hospital São Francisco da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e coordenado pelo Dr. Fernando Lucchese, este é um centro de referência no país, com serviços pioneiros e tecnologia de ponta para tratamentos de alta complexidade. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (51) 3214.8100.

As informações neste site possuem caráter informativo e não substituem a consulta com um médico.

Fonte: Sociedade Brasileira de Cardiologia
Organização Mundial de Saúde 

WhatsApp
Telegram
Facebook
LinkedIn
Twitter
Email
Print