Número de mortes por doenças cardiovasculares o primeiro semestre de 2021

doenças cardiovasculares

Os dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) são um alerta para o brasileiro: o número de óbitos por doenças cardiovasculares aumentou quase 7% nos primeiros seis meses de 2021, em relação ao mesmo período de 2020. De acordo com a entidade, 14 milhões de pessoas, aproximadamente, têm alguma doença no coração. Destas, 400 mil morrem todos os anos em decorrência das enfermidades, representando 30% de todas as mortes no país.

Os números assustam, mas também podem nos auxiliar com a prevenção. O colesterol elevado no sangue, por exemplo, é um dos principais fatores para doenças cardiovasculares e pode levar ao infarto e ao acidente vascular cerebral (AVC). A entidade avaliou em pesquisa que 67% das pessoas desconhecem os níveis de colesterol de seu organismo, por isso, torna-se essencial fazer exames periódicos e conhecer mais sobre as limitações de cada organismo.

Por que os números são tão altos?

A causa avaliada no Brasil remete à pandemia que estamos vivenciando desde 2020. O isolamento social fez com que muitos pacientes, que inclusive necessitam de exames periódicos, evitassem idas a laboratórios e especialistas para verificar seus níveis de colesterol.

Junta-se a isso, o fato de muitas pessoas passarem a maior parte do tempo em casa, sedentárias, e com a alimentação desregulada. Por medo da COVID-19 outros problemas foram surgindo, e a alta dos níveis de gordura no corpo é uma das consequências.

Como reduzir as doenças cardiovasculares no Brasil?

Seguir as recomendações da Organização Mundial da Saúde, para uma vida saudável pode ajudar a diminuir o número de doenças cardiovasculares em pacientes brasileiros. Praticar 150 minutos de atividade física por semana, manter uma dieta mais saudável e rica em nutrientes, além de voltar a realizar os exames de rotina são fatores que podem virar esse quadro. 

Com grande parte da população vacinada, o momento ainda é de cautela na pandemia, mas já é possível retomar atividades que antes não eram possíveis de serem realizadas, como exercícios ao ar livre e consultas com médicos para verificar a saúde de modo geral.

Agende a sua consulta com um de nossos especialistas e verifique sempre seus níveis de colesterol. Assim, podemos reduzir estes números.

Sobre o Doutor Coração

Doutor Coração é um serviço que reúne os melhores especialistas da área cardiológica em Porto Alegre.
Localizado no Hospital São Francisco da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e coordenado pelo Dr. Fernando Lucchese, este é um centro de referência no país, com serviços pioneiros e tecnologia de ponta para tratamentos de alta complexidade. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (51) 3214.8100.

As informações neste site possuem caráter informativo e não substituem a consulta com um médico.

Fonte: Sociedade Brasileira de Cardiologia
Organização Mundial de Saúde 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
Share on print
Print