Avaliação de risco cirúrgico: entenda a importância

risco cirúrgico

O risco cirúrgico cardiológico é essencial antes de qualquer procedimento invasivo ao corpo. Ele serve para avaliar as condições de saúde para que sejam identificados riscos de complicações antes, durante e depois da cirurgia.

Todo procedimento possui algum risco. A função dessa avaliação é detectar as chances desses riscos ao paciente, levando em conta o contexto do tipo de cirurgia que será realizada. Assim, durante a avaliação de risco cirúrgico, o médico cardiologista realiza um levantamento do histórico de saúde, com uma entrevista detalhada e completa e, em alguns casos, solicita exames específicos.

Por que avaliar o risco cardiológico?

O aparelho cardiovascular é o mais sobrecarregado durante procedimentos cirúrgicos e precisa estar em boas condições durante as cirurgias. Por isso, a avaliação de um cardiologista antes do procedimento é imprescindível. Na consulta, ele irá analisar dados importantes sobre a saúde cardiovascular, que permitirá emitir um parecer seguro e assertivo pré-operatório.


Alguns fatores são levados em conta durante a consulta, como o histórico familiar,  idade, estado geral de saúde, obesidade, tabagismo, alcoolismo, medicamentos utilizados e doenças associadas. Além disso, em pacientes com mais de 70 anos, é preciso analisar quais cirurgias realmente são necessárias, pois nessa idade há um maior risco de complicações.

Quais são as principais patologias associadas ao risco cirúrgico?

  • Hipertensão
  • Diabetes
  • Arritmia
  • Insuficiência cardíaca 
  • Insuficiência renal
  • Doenças pulmonares
  • Diabetes

É essencial avaliar o risco cirúrgico cardiológico?

Podemos afirmar que o exame é tão importante quanto a cirurgia em si. Os dados levantados antes do procedimento são essenciais para definir se a cirurgia pode ou não causar problemas à saúde do coração do paciente.

O risco cirúrgico é uma avaliação das condições clínicas de cada indivíduo baseada em critérios definidos pelas sociedades médicas, conforme modelos e escalas determinados. 

Se você tem algum procedimento cirúrgico agendado ou sabe que precisa fazê-lo, agende sua consulta. Isso irá proporcionar mais segurança para a cirurgia e tranquilidade tanto para o paciente quanto para o corpo médico. 

Sobre o Doutor Coração

Doutor Coração é um serviço que reúne os melhores especialistas da área cardiológica em Porto Alegre.
Localizado no Hospital São Francisco da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e coordenado pelo Dr. Fernando Lucchese, este é um centro de referência no país, com serviços pioneiros e tecnologia de ponta para tratamentos de alta complexidade. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (51) 3214.8100.

As informações neste site possuem caráter informativo e não substituem a consulta com um médico.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
Share on print
Print