Em nenhuma hipótese as orientações e dados divulgados devem substituir aquelas recomendadas individualmente pelo seu médico assistente.
Diminuir letra Aumentar letra
INFORMAÇÕES SOBRE O SEU CORAÇÃO

Um chá, por favor
Dr. Fernando Lucchese

 

Se o seu dia não está completo sem uma xícara de chá, você pode estar fazendo um favor ao seu coração. Pesquisadores indicaram que o chá, especialmente o verde, pode ajudar a reduzir o risco de doença cardíaca e o nível de colesterol total no sangue.


Depois da água, o chá é a bebida mais consumida no mundo. As folhas são processadas em uma variedade de formas para fazer três tipos básicos de chás: preto, verde e oolong. O preto, tipo mais consumido entre nós, é fermentado, ou seja, as folhas são parcialmente secas, depois amassadas e deixadas por algumas horas, para, enfim, serem completamente secas. O verde, mais bebido no Japão, na Coréia e na China, é simplesmente fervido, enrolado e amassado. Já o oolong é parcialmente fermentado, sendo uma mistura entre o chá preto e o verde.


Muitos pesquisadores dão crédito aos componentes do chá chamados de polifenóis pela proteção cardiovascular. O verde tem grande quantidade dessa substância. Por outro lado, o processo de fermentação dos chás preto e oolong destrói os polifenóis presentes em suas folhas. Por isso, eles não produzem o mesmo resultado.


Os polifenóis agem como antioxidantes, os agentes químicos que ajudam a antagonizar os radicais livres, conhecidos por danificar as células, acelerando o envelhecimento e causando doenças cardíacas e câncer. Eles também ajudam a diminuir a oxidação do colesterol LDL. A oxidação é o processo químico que faz partículas de colesterol LDL se alojarem mais facilmente nas paredes das artérias.


Um estudo sugere que as propriedades antioxidantes do chá podem ajudar a reduzir a coagulação do sangue dentro dos vasos, a principal causa de infartos, tromboses e embolias. O chá também tem flavonóides, compostos antioxidantes que parecem diminuir o processo do acúmulo do colesterol LDL na corrente sangüínea. Pesquisadores dinamarqueses descobriram que os homens que comem mais flavonóides (encontrados também em cebolas, maçãs e vinho) têm 50% menos chance de ter o primeiro ataque cardíaco.


Um chá com bolachinhas, como se vê, tem seu valor.

 


O verde é simplesmente fervido, enrolado e amassado. Tem grande quantidade de polifenóis, que protegem o sistema cardiovascular Já o oolong é parcialmente fermentado, sendo uma mistura entre o chá preto e o verde O chá preto é fermentado, processo que destrói os polifenóis presentes em suas