Em nenhuma hipótese as orientações e dados divulgados devem substituir aquelas recomendadas individualmente pelo seu médico assistente.
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INFORMAÇÕES SOBRE O SEU CORAÇÃO

As gorduras que não fazem bem ao coração
Dr. Celso Blacher

 

O que é o colesterol?

Colesterol é um material composto por gordura, sendo encontrado na circulação sangüínea e em todas as suas células corporais. O colesterol é necessário para algumas atividades do seu corpo.

As gorduras saturadas, as gorduras trans e o colesterol que você come aumentam os níveis sangüíneos de colesterol. Ter muito colesterol no seu sangue aumenta o risco de doença do coração e de acidente vascular cerebral (AVC). Aproximadamente metade dos americanos adultos tem níveis de colesterol acima do valor normal (200 mg/dl ou mais) e um entre cada cinco possuem níveis na zona de alto risco (240 mg/dl ou mais). A boa notícia é que você tomar medidas para controlar o seu colesterol.

Qual o problema do colesterol?

O colesterol e outras gorduras não se dissolvem no seu sangue. Para viajar até as suas células, o colesterol se liga a lipoproteínas, que podem ser consideradas como o meio de transporte para essas moléculas. Quando ligado à lipoproteína de baixa densidade (LDL), o colesterol costuma ser chamado de “tipo ruim”. Quando você está com muito colesterol LDL no seu sangue, gorduras e outras moléculas começam a acumular nas paredes de suas artérias. Nas artérias ocluídas ou estreitadas, o fluxo sangüíneo é reduzido. Quando as placas de gordura rompem, um coágulo de sangue é formado na região ou uma parte se solta e viaja pela corrente sangüínea. Quando o coágulo bloqueia o fluxo de sangue no seu coração, ocorre o que chamamos de ataque cardíaco. Quando a oclusão ocorre no cérebro, o resultado é um (AVC).

O tipo bom do colesterol, por outro lado, é transportado pela lipoproteína alta densidade (HDL). O colesterol HDL atua carreando o “colesterol ruim” do caminho das artérias e ajuda a prevenir o ataque cardíaco e o AVC. É bom ter mais colesterol HDL no seu sangue.

Como eu posso diminuir o “colesterol ruim” no meu sangue?

- Corte alimentos com muita gordura saturada e colesterol. Isso inclui carnes gordas, manteiga, queijo, leite integral e seus derivados, gema de ovo, pele de peixe, miúdos, aves domésticas e gorduras sólidas

- Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física o maior número de dias que for possível por semana

- Coma alimentos com menos gordura e mais fibras. Isso inclui frutas e vegetais, grãos e derivados, feijão, leite e derivados com baixo teor de gordura, carne magra e aves sem pele, gordura proveniente do peixe

- Perca peso se você estiver precisando

- Pergunte para o seu médico sobre os medicamentos que ajudam a reduzir o colesterol (o uso destes medicamentos não é indicado para todos os pacientes)

O que são os triglicerídeos?

Tipo de gordura mais comum encontrada no seu corpo, o triglicerídeo é uma grande fonte de energia, sendo obtido dos alimentos e transformado pelo seu corpo. Geralmente, pessoas com níveis altos de triglicerídeos também possuem níveis elevados de colesterol, problemas cardíacos, estão com sobrepeso e têm diabetes.

O que eu preciso saber sobre as gorduras?

São encontrados diferentes tipos de gordura de acordo com o tipo de alimentos que ingerimos. Gordura saturada é o tipo que mais aumenta o colesterol no sangue – sendo assim, não é boa para você. Evite gorduras animais presentes no toicinho e nas carnes gordas e em alguns óleos vegetais.

A gordura trans é produzida a partir da adição de hidrogênio nos óleos vegetais e tendem a aumentar os níveis de colesterol no sangue. Esse tipo de gordura é usado em alguns produtos industrializados e na cozinha de muitos restaurantes e nas cadeias de fast-food (lanches). Além disso, pode ser encontrada no leite e na carne de gado.

Gorduras poliinsaturadas são encontradas em óleos vegetais e de peixe. Quando ingeridas com moderação, tendem a diminuir os níveis de colesterol e podem substituir os tipos prejudiciais de gordura da dieta.

Gorduras monoinsaturadas são encontradas nos óleos de oliva, canola, amendoim, girassol e cártamo. Em uma dieta com pouca gordura saturada, o consumo de monoinsaturada pode baixar os níveis de colesterol sangüíneo.

Você tem questões ou comentários para o seu médico?

Pense e elabore questões para a sua consulta médica. Anote as dúvidas e pergunte ao seu médico.

- Eu preciso de medicamentos para baixar o meu colesterol?
- Quanto os exercícios físicos podem afetar os meus níveis de colesterol?