Em nenhuma hipótese as orientações e dados divulgados devem substituir aquelas recomendadas individualmente pelo seu médico assistente.
Diminuir letra Aumentar letra
INFORMAÇÕES SOBRE CIRURGIA DO CORAÇÃO

Perfusão ou Circulação Extracorpórea
Alexsandro R. de Oliveira, Biomédico

A perfusão ou circulação extracorpórea (CEC) é o procedimento no qual se substituem temporariamente as funções dos pulmões e do coração, deixando-os excluídos da circulação, através de máquinas, aparelhos, circuitos e técnicas. Ela consiste em desviar o sangue do coração direto para um sistema mecânico que o filtra, promove a sua oxigenação e regula a sua temperatura, substituindo as funções dos pulmões. Quando transformado em sangue arterial, o sangue regressa à circulação sistêmica com o auxílio de uma bomba, que substitui a função do coração. Dessa forma, a CEC não apenas substitui as funções cardiopulmonares, mas, ao mesmo tempo, preserva a integridade celular, a estrutura, a função e o metabolismo dos órgãos e dos sistemas do indivíduo durante operações complexas e demoradas.

Por se tratar de uma técnica extremamente complexa e de vital importância para o doente, precisa ser realizada por um profissional altamente qualificado, o perfusionista, cuja função é extremamente ativa e precisa. Ele trabalha junto com a equipe que atua no bloco cirúrgico e é constituída por cirurgiões, anestesistas e enfermeiros.

Para melhor compreender a técnica e o trabalho da equipe, convém fazer download do arquivo completo em pdf. Lá você encontrará mais tópicos, tais como:
Funções do perfusionista
O que é preciso saber sobre a CEC
Bomba arterial e oxigenadores
Tipos de oxigenadores
Filtros, trocadores de calor, reservatórios de sangue
Bombas aspiradoras e tubos condutores
Instalação do circuito de CEC
Princípio básicos da CEC
Complicações da CEC

Referências Bibliográficas
- ANDRADE; NETTO, B; BRITO; MONTENEGRO. Patologia - Processos Gerais. 3ª. ed. Rio de Janeiro: Ed. Atheneu, 1995.
- BENNETT; PLUM. Cecil Tratado de Medicina Interna . 20 a ed. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara Kogan, 1997.
- GOFFI, F. Técnica Cirúrgica - Bases Anatômicas, Fisiopatológicas e Técnicas Cirúrgica. 4ª. ed. Rio de Janeiro: Ed. Atheneu, 1996.
- SABISTON, D. Tratado de Cirurgia - As Bases Biológicas da Prática Cirúrgica Moderna. 15 a ed. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara Koogan, 1999.

Fonte: http://www.fisiozone.com
Keila de Angeli - http://www.fisiozone.com/cardiorespiratoria/3796-circulacao-extra-corporea-o-que-precisamos-saber.html