Diminuir letra Aumentar letra
NOTÍCIAS

10/07/2010
Vitaminas C e E podem melhorar elasticidade das artérias

A suplementação da alimentação com as vitaminas C e E, selênio e coenzima Q10 pode ter efeitos benéficos para aqueles que têm problemas cardíacos ou fatores de risco cardiovascular, segundo estudo do Centro Médico Wolfson, em Israel. Publicados recentemente na revista Nutrition & Metabolism, os resultados indicaram que esses antioxidantes aumentam a elasticidade das artérias, melhorando a circulação sanguínea e reduzindo as chances de um evento cardiovascular agudo, como infartos e derrames.

No estudo, 70 pacientes com pressão alta foram separados em dois grupos - um recebeu, diariamente, cápsulas com os antioxidantes, enquanto o outro, tabletes sem efeitos terapêuticos por seis meses. E as análises indicaram que “a suplementação com antioxidantes aumentou significativamente a elasticidade das artérias pequenas e das grandes em pacientes com múltiplos fatores de risco cardiovasculares”. Além disso, os pacientes que receberam as vitaminas apresentaram melhor perfil de glicose e de colesterol, assim como uma redução na pressão sanguínea.

Entretanto, os pesquisadores destacam que mais estudos são necessários antes de se recomendar essa suplementação vitamínica como abordagem contra problemas cardiovasculares. Por enquanto, o ideal é que se mantenha uma dieta balanceada, bons níveis de atividades físicas e peso sob controle, além dos medicamentos recomendados por um especialista.