Diminuir letra Aumentar letra
NOTÍCIAS

23/11/2016
Veja por que a poluição representa risco para a saúde cardiovascular

polui.jpg

Crédito da imagem: Internet

Um estudo publicado no periódico Circulation, da American Heart Association, reforça que a poluição do ar pode ser a grande culpada no desenvolvimento de inflamação nos vasos sanguíneos, o que resulta em aumento do risco cardiovascular.

Embora pesquisas anteriores comprovem a relação existente entre poluição atmosférica e a predisposição a doenças e eventos cardíacos, neste estudo os autores ligaram a exposição a partículas finas ao processo de inflamação e entupimento dos vasos e artérias.

Para a análise, foram coletadas amostras de sangue de 72 adultos saudáveis e jovens em Utah, nos Estados Unidos, entre janeiro de 2013 e abril de 2015. Os participantes não eram fumantes e não estavam expostos ao fumo passivo, já que a intenção era excluir os efeitos negativos do cigarro à saúde.

As amostras foram utilizadas para medir os marcadores de inflamação vascular e avaliar a saúde geral. Ao mesmo tempo, também foram acompanhados os índices de poluição atmosférica nos ambientes de estudo.

Os pesquisadores descobriram que, quanto maior a exposição às partículas de poluição do ar, maiores também os marcadores de inflamação no sangue. Conforme os autores, inflamações crônicas podem levar ao entupimento de artérias e vasos e contribuir para o desenvolvimento de doenças e eventos cardiovasculares, como ataque cardíaco e derrame.

Os responsáveis pelo estudo acrescentam que novas pesquisas são necessárias para consolidar o resultado, e alertam que a poluição do ar é apenas um dos muitos fatores que influenciam a saúde do coração, como dieta, exercício físico e peso adequado.