Diminuir letra Aumentar letra
NOTÍCIAS

07/06/2018
Ter muitos filhos pode aumentar o risco de ataque cardíaco

Shutterstock.png

Crédito da imagem: Shutterstock

O objetivo do estudo não é assustar as mulheres, mas alertar para que tomem medidas protetivas e não descuidem da saúde.

 

Tronar-se mãe muda muito a rotina da mulher. Com toda a atenção voltada para o bebê, é comum dormir menos que o necessário, alimentar-se com menos qualidade e sentir a sobrecarga de tarefas e responsabilidades.

 

Todos esses aspectos, segundo um estudo realizado nos Estados Unidos pelas Universidades de Cambridge e da Carolina do Norte, pode impactar a saúde cardiovascular.

 

A análise envolveu mais de 8 mil mulheres com idades entre 45 e 64 anos e descobriu que, quanto mais filhos uma mulher tiver, maior o risco de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e insuficiência cardíaca. Essas chances aumentam de forma mais expressiva, em 40%, para as que possuem mais de cinco filhos. 

 

Diferente do que foi sugerido por trabalhos anteriores, nesta pesquisa, a amamentação não teve impacto sobre a saúde do coração das mães.

 

Os autores esclarecem que o objetivo do estudo não é apavorar as mulheres, mas levar conhecimento e possibilitar que sejam adotadas medidas de proteção.

 

Com informações da Revista Crescer.