Diminuir letra Aumentar letra
NOTÍCIAS

07/12/2018
Subir na balança com frequência ajuda a emagrecer

pesar.jpg

Crédito da imagem: iStock

Um estudo realizado por pesquisadores das universidades de Pittsburgh e da Califórnia, nos Estados Unidos, sugere que o hábito de verificar o peso corporal todos os dias pode auxiliar quem deseja emagrecer. O trabalho foi apresentado em encontro da American Heart Association

 

Durante um ano, os especialistas acompanharam as mudanças físicas de 1.042 voluntários com média de idade de 47 anos e maioria (78%) do sexo masculino.

 

As pesagens ocorreram na casa dos participantes, de acordo com a decisão de cada um em se pesar, sem interferência médica, e eram incluídos num sistema online de seguimento do estudo. 

 

Os pesquisadores identificaram diferentes perfis: desde pessoas que se pesavam diariamente até os que não tiravam tempo para isso. 

 

Os resultados demonstraram que aqueles que subiam na balança apenas uma vez por semana não apresentaram redução de peso no período de um ano. Já os que monitoravam o peso de seis a sete vezes por semana diminuíram, em média, 1,7%.

 

Os autores acreditam que acompanhar o progresso da redução de peso pode ser positivo para quem pretende emagrecer. Constatar avanços concretos pode ajudar a não desistir do objetivo. 

 

No entanto, eles ponderam que o hábito pode indicar uma tendência a preocupar-se de forma excessiva com o peso, o que pode gerar, inclusive, transtornos alimentares. É importante encontrar um equilíbrio e ter acompanhamento adequado para que o processo seja saudável para o corpo e para a mente.